O boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
O risco ignorado do selo verde subprime
A busca por soluções ESG captura a atenção dos investidores por ser associada às boas práticas empresariais e à luta pela minimização dos efeitos do aquecimento global. Só que os incentivos que o mercado de capitais oferece ainda desconsideram o risco do greenwashing, o exagero nas credenciais verdes. A falta de auditoria ambiental (o E de “environmental” do ESG) pode criar condições para fraudes de difícil comprovação.
Agenda ESG: o papel dos jovens e a importância dos bons exemplos
Realizamos em MONEY REPORT uma maratona de debates, com seis painéis, sobre temas correlatos à agenda ESG. Num determinado momento, ouvi [Aluizio Falcão] de Martha Leonardis, sócia do BTG Pactual, uma afirmação que me chamou a atenção: “Numa entrevista de emprego com a nova geração, você é mais entrevistado do que entrevistador”. Martha referia-se ao fato de que os mais novos querem fazer um checklist de uma determinada empresa antes de decidir se querem ser seus colaboradores. As práticas ligadas à temática ESG, evidentemente, fazem parte deste questionário.
Evento de MONEY REPORT trouxe transparência às demandas ESG
O seminário Agenda de Líderes “ESG Day”, de MONEY REPORT, abordou os aspectos mais urgentes nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ocorrido em 4 de agosto, o evento virtual foi uma parceria com a Hollun Consultoria. Confira o que foi apresentado:
O papel dos conselhos
O painel de abertura do seminário foi “ESG e o papel decisivo dos conselhos”. A apresentação contou com Antonio Carlos Pipponzi, chairman da RaiaDrogasil, Fernando Alves, senior partner da PWC, e Regina Nunes, CEO e sócia fundadora da RNA Capital. A debatedora foi Claudia Martinez, conselheira da Idea Maker, e a mediação, de Aluizio Falcão Filho, publisher do portal.
Tecnologia, inovação e novas práticas
Na apresentação, Jacob Rosenbloom, fundador e CEO da Levee, e Jacques Meir, co-fundador do Grupo Padrão e criador do WHOW. O debatedor foi Fábio Baracat, CEO da Sinerlog, com mediação de André Vargas, editor do portal.
As vantagens da diversidade nas empresas
O assunto foi discutido por Giacomo Strazza, head da TIM Brasil, Marcelo Leal, diretor para tecnologia de cloud da Accenture, e Paulo Correa, CEO da C&A. A debatedora foi Cristina Falcão, vice-presidente de MONEY REPORT, e a mediadora, Graziela Moreno, diretora da HSM e da SingularityU Brazil.
ESG e construção civil
A apresentação contou com Guilherme Carlini, head da holding imobiliária do Santander, Sandra Ralston, sócia da C+R Real State, e Vitor Bidetti, sócio, fundador e CEO da Integral BREI Real Estate. A mediação ficou com Reynaldo Gama, CEO da HSM e co-CEO da SingularityU Brazil.
Gestão de riscos tangíveis e intangíveis
O painel “ESG e a gestão de riscos tangíveis e intangíveis” contou com Christina Carvalho Pinto, sócia e fundadora da Hollun Consultoria, e Fábio Barbosa, presidente da Fundação Itaú, fizeram a apresentação. O debatedor foi Jorge Ramos, CEO da Idea Maker, e o mediador foi Aluizio Falcão Filho, publisher do portal.
Responsabilidade social no Brasil
Os apresentadores do painel foram Filipe Sabará, empreendedor e gestor público, Martha Leonardis, associate partner do BTG Pactual, e Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas – CUFA. O mediador foi Aluizio Falcão Filho, publisher do portal.
Barbie heroína da ciência
A Mattel anunciou o lançamento de 6 bonecas Barbie em homenagem às mulheres que se destacam no combate ao coronavírus. Faz parte da série das Heroínas uma representação da pesquisadora brasileira do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), Jaqueline Góes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do vírus, feito em apenas 48 horas.