Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

No tom certo; Heineken + sustentável; governança BlackRock

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Lançado o pagamento por voz para deficientes visuais

O Itaú Unibanco coloca no mercado o primeiro cartão de pagamento que funciona com comando de voz. Desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Thales, a funcionalidade chega em setembro e deve ajudar clientes com deficiência visual a evitar golpes ao pagar compras. No momento de fazer o pagamento em maquininhas, o cartão vocaliza ao usuário o valor da compra antes que ele digite a senha e informa a conclusão da transação. O som é emitido por meio do celular, que se conecta via Bluetooth ao cartão.

CPFL e Mizu lançam projeto de hidrogênio verde no RN

Um projeto de hidrogênio verde entre a CPFL Energia e a Mizu Cimentos foi lançado no Rio Grande do Norte para substituir o emprego de combustíveis fósseis na fábrica de Baraúna. O gás será produzido a partir de um processo de eletrólise alimentado por energia eólica. A operação deve iniciar até 2027. O projeto foi financiado pela Aneel e faz parte das metas de descarbonização da CPFL e até pode servir como modelo para outras indústrias.

___________________________________________________

____________________________________________________________

Vendas de elétricos chineses disparam

As montadoras chinesas de veículos elétricos registraram um desempenho notável em julho, tradicionalmente um mês fraco. Entre as empresas que se destacaram, estão a Li Auto e a BYD, que atingiram novos recordes, conforme relatado pelo portal chinês Yicai Global. A Li liderou o crescimento com um aumento impressionante de 49% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 51 mil unidades vendidas, um novo recorde. Já a BYD, que superou a Tesla em vendas globais no ano passado, comercializou 342.383 unidades no mês, um incremento de 31% na comparação com o mesmo período de 2023.

Heineken cria área de Inovabilidade

O Grupo Heineken criou uma nova área para liderar o Spin, seu novo ecossistema de negócios de impacto lançado em junho com um investimento inicial de R$ 150 milhões. Spin foca em agricultura regenerativa, circularidade do vidro, marcas de impacto e transição energética. Rafael Rizzi, anteriormente diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico, será o diretor de Inovabilidade, responsável por conectar inovação e sustentabilidade, expandir parcerias e promover o crescimento sustentável da cervejaria e de seus parceiros, como Ambipar, Better Drinks e Raízen. Rizzi enfatiza que a inovação é essencial para fortalecer o compromisso com a agenda ESG e criar valor compartilhado.

BlackRock amplia governança, mas deixa as outras letras do ESG

Maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock decidiu reduzir o foco em questões ambientais e sociais, apoiando apenas 4% das 493 propostas ESG no último ano – uma queda enorme em relação aos anos anteriores. A empresa argumenta que essas propostas frequentemente prejudicam os interesses financeiros de longo prazo das companhias e não trazem melhorias substanciais ao mercado. Em contraste, o apoio às questões de governança corporativa aumentou para 21%. Essa mudança de prioridade segue um padrão observado em outras gestores, conforme um estudo da Morningstar. A BlackRock enfrenta críticas tanto de investidores quanto de políticos, que alegam que sua abordagem ESG pode impactar negativamente setores como o de energia, já que seguem os aportes pesados em combustíveis fósseis.

Amazon expande no brasil as entregas com elétricos 

Em parceria com a startup To Do Green, a Amazon expandiu suas entregas com veículos elétricos no Brasil. Em 2024, a empresa alcançou 16 estações de entrega operando com motos e vans elétricas, atendendo mais de 70 cidades no interior de São Paulo. Essa iniciativa, que começou como um projeto piloto em 2022, quer reduzir a pegada de carbono em um esforço por uma logística mais sustentável. A Amazon também está investindo em parcerias para garantir que as estações de recarga usem apenas energia limpa.

____________________________________________

_____________________________________

Deep Sky quer remover 3 mil toneladas de CO₂ por ano

Para barrar o avanço das mudanças climáticas, limitar as emissões de dióxido de carbono e preservar as florestas é um consenso entre os especialistas. Adicionando mais uma forma de captura nessa equação, a empresa canadense Deep Sky está construindo o primeiro laboratório de captura do gás. As operações do Deep Sky Labs devem começar a partir de dezembro deste ano, na cidade de Innisfail, na província de Alberta. No primeiro estágio, a meta é armazenar cerca de 3 mil toneladas de CO₂ por ano, o que equivale a produção anual média de cerca de 230 canadenses.

Dow e Panasonic dão desconto em programa de reciclagem

A nova fase da campanha Reuse, da Dow e a Panasonic, está focada na reciclagem de geladeiras e sistemas de refrigeração. Para atrair interessados é oferecido um desconto de 20% na compra de novos modelos da Panasonic. Desde 2021, a campanha busca transformar equipamentos usados em novos produtos e promover a economia circular, por meio de uma parceria com o Instituto Akatu. Este ano a iniciativa expandiu a cobertura para todo o Brasil, oferecendo coleta gratuita dos aparelhos antigos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.