Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
32% do solo brasileiro serve para a agricultura
Entre os mais de 500 tipos de solos existentes no Brasil, 29,6% tem boa e 2,3% muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. As áreas com restrições significativas compõem 21,4% do território nacional. Só há restrições muito fortes ao uso agrícola em 11%. É o que mostra o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, divulgado na segunda-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapeamento foi lançado no Dia Mundial do Solo, data criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Startup cria pastilha que impede gado de arrotar metano
Para evitar que os rebanhos bovinos arrotem ou flatulem metano, a indústria da carne experimenta adicionar algas marinhas à ração. Conhecida como alga vermelha comestível, asparagopsis impede a formação de gases de efeito estufa na barriga dos bovinos. Se for um sucesso, haverá dificuldades para atender à crescente demanda. Por isso, a startup australiana Rumin8 oferece uma alternativa sintética que imita os efeitos. O metano é a segunda maior causa do aquecimento global e a pecuária contribui com cerca de 32% das emissões geradas.
_________________________________________
_________________________________________
Plástico mata 1 em cada 10 animais marinhos
Entre as ameaças aos ecossistemas marinhos e à saúde dos oceanos, a poluição por plástico é uma das mais nefastas e preocupantes. O relatório Um Oceano Livre de Plásticos, da ONG Oceana, traz números impactantes. Mais de 800 espécies de mamíferos, aves marinhas, peixes e tartarugas acabam mortas emaranhadas em redes de pesca ou pela ingestão de plástico. Cerca de 90% de espécies de aves marinhas e tartarugas estudadas já consumiram plásticos. Dezessete por cento das espécies afetadas estão listadas como ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Vibra inaugura 1º posto 100% elétrico
Na quarta-feira (7) começou a operar o primeiro posto do Brasil totalmente dedicado à recarga de veículos elétricos. Localizado no bairro Jardim Anália Franco, na zona leste da capital paulista, o posto da Vibra Energia tem oito pontos de carregamento elétrico simultâneos, sendo seis para recarga ultrarrápida e dois semirrápidos. A unidade vem para atender a uma demanda de clientes corporativos, que apostam em frotas elétricas como forma de ganhar competitividade nos custos e reduzir a pegada de carbono, ajudando a deslanchar a eletromobilidade no Brasil. Parceira no projeto, a EZVolt prevê instalar mais dois pontos na cidade de São Paulo até o início de 2023.
Conheça os aviões sustentáveis do Brasil
A Embraer anunciou suas propostas para duas aeronaves comerciais de propulsão híbrida e elétrica capazes de transportar 19 e 30 passageiros. Os modelos só serão entregues após as tecnologias de motorização ficarem prontas, a partir de 2030. Os estudos envolvem as aeronaves Energia Hybrid E19-HE e E30-HE, ambas de propulsão híbrida-elétrica paralela capaz de reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio da queima de combustível sustentável.
_________________________________________
________________________________________
Promaflex transforma resíduo em cantoneiras
Fabricante de filmes de proteção e superfície, a Promaflex desenvolveu uma solução sustentável para as aparas descartadas no processo de fabricação de um de seus produtos campeões de venda, o Protelhado. Os resíduos serão utilizados por uma empresa parceira, a Ibaplac, na produção de cantoneiras para arqueamento de bobinas de papel termoseensível. “Dessa forma, evitamos o desperdício e a poluição com as aparas remanescentes da fabricação do Protelhado, adotando uma solução inteligente, econômica e ambientalmente responsável”, afirma o sócio fundador da Promaflex, Márcio Velletri.
Brasil passará por um realinhamento no social e no ambiental
O evento do calendário MONEY REPORT | Agenda de Líderes “Perspectivas 2023” ocorreu na quarta-feira (7), apresentando também as mudanças de comportamento das empresas diante das questões ESG (acrônimo do inglês para ‘ambiental, social e governança’). A apresentação “Responsabilidade socioambiental” contou com os painelistas Cristina Andriotti (CEO da Ambipar Environment), Filipe Sabará (fundador e presidente da ONG Arcah) e Gilson Rodrigues (presidente da G10 Favelas). Os debatedores foram Fábio Baracat (CEO da Sinerlog) e Juliano Ohta (CEO da Aldo Solar). A mediação ficou com o jornalista Aluizio Falcão Filho, publisher de MR. Confira o vídeo: