Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Apple, Google, Microsoft e Amazon consomem ouro de garimpo em terra indígena
Registros públicos da Amazon, Apple, Microsoft e Alphabet, dona do Google, nomeiam a empresa privada italiana Chimet como fonte de parte do ouro usado em seus produtos. As empresas de tecnologia costumam usar pequenas quantidades do metal em placas de circuitos eletrônicos. Contudo, de acordo com documentos policiais obtidos pela organização não-governamental Repórter Brasil, a Polícia Federal aponta que a Chimet comprou milhões de dólares em ouro da CHM do Brasil e da Marsam, empresas investigadas por serem o destino de parte significativa do minério extraído de garimpos clandestinos das Terra Indígena Kayapó, no Pará. A extração mineral em terras indígenas brasileiras é inconstitucional, apesar dos esforços do governo Jair Bolsonaro (PL) para legalizá-la. O Ministério Público Federal considera que participar da cadeia de aquisição de ouro clandestino contribui para os danos ambientais, com assoreamento de rios, derrubada de vegetação e contaminação do solo e da água com mercúrio.
Delivery ampliou em 46% o lixo plástico
A pandemia de covid-19 trouxe mudanças significativas nos hábitos de consumo da população. Isolados em suas residências, os brasileiros passaram a consumir mais produtos comprados no e-commerce e aumentaram os pedidos de refeições via aplicativos de delivery. O distanciamento social também impôs essa mudança para os restaurantes, que encontraram no mercado de entrega de refeições uma forma de sobreviver. Mas qual foi o impacto desse fenômeno no consumo de plástico descartável? O estudo “O mercado de delivery de refeições e a poluição plástica”, desenvolvido pela consultoria econômica Ex Ante a pedido da Oceana, aponta que o consumo de itens de plástico descartáveis nesse segmento aumentou 46% entre 2019 e 2021, saindo de 17,16 mil para 25,13 mil toneladas.
______________________________________
Informe Publicitário
________________________________________________
Acciona receberá € 110 milhões do BEI
O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou a concessão de um empréstimo de € 110 milhões à Acciona. O valor permitirá que a empresa siga desenvolvendo programas para aumentar seu investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e avançar no processo de digitalização em suas principais linhas de negócios: energia renovável e infraestrutura regenerativa com impacto positivo. Com o financiamento, que se estenderá até 2024, a Acciona vai poder explorar novas tecnologias de energia limpa, tratamento de água e dessalinização, bem como inovar no uso de materiais de construção mais sustentáveis.
____________________________________
Informe Publicitário
____________________________________
Bolsa cria programa de tecnologia financeira para mulheres
A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 está com inscrições abertas para o <Dev>ª, programa gratuito de treinamento para mulheres em tecnologia. Com formação em linguagem de programação focada no mercado de trabalho, as 50 vagas disponíveis objetivam estimular a integração deste público no segmento. As alunas terão a possibilidade de serem contratadas pela B3. Para participar do processo seletivo, são elegíveis mulheres (cis e trans) maiores de 18 anos, formadas no ensino médio, de todas as áreas de atuação e residentes de todo o Brasil. As inscrições vão até 2 de agosto e podem ser feitas pelo site: https://letscode.com.br/processos-seletivos/b3-deva.
Quem estará no 2º ESG Day de MONEY REPORT
O seminário MONEY REPORT | Agenda de Líderes 2º ESG Day, que ocorrerá em 24 de agosto (uma quarta-feira), retomará as abordagem dos aspectos mais urgentes nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Entre os participantes confirmados, estão os painelistas Daniel Randon (presidente da Randon), Karina Lima (vice-presidente da Salesforce), Rafael Tello (diretor de sustentabilidade da Ambipar), Rodrigo Figueiredo (vice-presidente de sustentabilidade da Ambev) e Sebastian Soares (sócio-líder de governança da KPMG no Brasil), além dos debatedores Cassio Pantaleoni (AVP digital experience sales Latam da Adobe), Claudia Martinez (conselheira da Idea Maker), Daniela Pedroza (CEO da Ambipar VG), Fábio Baracat (CEO da Sinerlog), Marcelo Cohen (CEO da BeFly), Rafael Segrera (CEO da Schneider Electric América do Sul) e Vittorio Danesi (CEO da Simpress), com mediação de Aluizio Falcão Filho (publisher de MONEY REPORT).