Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Parlamento Amazônico volta com brasileiro na presidência
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi reconduzido à presidência do Parlamento Amazônico (Parlamaz) por mais dois anos. Ele esteve ao lado de parlamentares da Colômbia, Peru, Equador e Bolívia, que participaram nesta terça-feira (8), em Bogotá, na Colômbia, da segunda reunião presencial do grupo desde a sua reativação. A organização que envolve oito países – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – estava desativada há 10 anos. A missão foi retomada em meio ao debate mundial promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece até 18 de novembro, no Egito.
COP27 começa com novas discussões
Começou no último domingo (6), em Sharm el-Sheikh, no litoral egípcio do Mar Vermelho, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27). O encontro reúne até 18 de novembro representantes oficiais de governo e da sociedade civil para discutir maneiras de enfrentar e se adaptar às mudanças climáticas. Os debates terão como eixo principal o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa vulnerabilidades, capacidades e limites do mundo e da sociedade para se adaptarem ao contexto de alterações climáticas que decorrem, em larga escala, da interferência humana no meio ambiente. Aos céticos parece conversa fiada, mas os efeitos dos extremos climáticos afetam a meio ambiente e a as sociedades em todo o mundo.
_________________________________________
_________________________________________
“Estamos a caminho do inferno climático”, alerta Guterrez
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou aos representantes reunidos na abertura da COP27, no Egito, nesta segunda-feira (7), que a humanidade está diante de uma escolha difícil: trabalhar em conjunto agora para reduzir as emissões ou condenar as gerações futuras à catástrofe climática. “Estamos no caminho para o inferno climático com o pé no acelerador. A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer”, alertou a delegados em Sharm el-Sheikh.
60% das indústrias preocupadas com a sustentabilidade
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que seis em cada dez empresas têm uma área ou departamento dedicado à sustentabilidade. O número quase dobrou em relação ao ano passado, quando 34% das indústrias do país afirmaram ter esse cuidado. A proporção de empresários que disseram exigir certificados ambientais de fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato subiu de 26%, em outubro do ano passado, para 45% neste ano. Mais da metade (52%) das indústrias tiveram que comprovar ações ambientalmente sustentáveis na hora de assinarem contratos. Essa proporção era de 40% em 2021.
_________________________________________
_________________________________________
Green Tire Ambiental troca de mãos
A Ambipar anunciou a aquisição do controle acionário da Green Tire Ambiental. A negociação atende a divisão de gestão e valorização de resíduos, braço do grupo voltado à transformação de matérias-primas descartadas em energia. Com a compra, a Ambipar torna-se parceira da Magnum Tires, líder em importação e distribuição de pneus e câmaras de ar no Brasil. A aquisição fortalece a logística reversa de pneus, que são destinados ao coprocessamento em fornos de cimenteiras, substituindo o coque de petróleo.
Renault tem estratégias para projetos elétricos
A fabricante de automóveis francesa Renault anunciou na terça-feira (8) uma profunda reorganização para atrair investimentos para seus projetos elétricos. Assim como a concorrência, a montadora necessitam de bilhões de euros para completar a transição verde desejada pela Europa. Uma nova unidade na França batizada de Ampere terá 10 mil funcionários que devem produzir cerca de um milhão de veículos elétricos da marca até 2031, anunciou o grupo, em Paris. Entre os destaques figuram também o estreitamento da parceria com o Google para acelerar o desenvolvimento dos veículos definidos por software (na sigla em inglês SDV, software-defined vehicles). Próximo passo tecnológico, os SDVs serão os veículo cujo gerenciamento de operações, adição de funcionalidades e permissão para novos recursos se dará parcial ou inteiramente por meio de programas de computador.