Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Pecuária bem manejada reduz emissões de carbono no MS

Região podem ter mudanças se políticas públicas forem implementadas

Estudo realizado pelo Instituto Taquari Vivo (ITV), em parceria com a Salva Digital, apontou que a recuperação das pastagens em degradação na região do Alto Taquari, em Mato Grosso do Sul, podem mitigar 42 MtC02eq/ha (milhões de toneladas de equivalentes em gás carbônico).

“É fundamental para que a gente consiga avançar na recuperação dessa área, que nós tenhamos uma entidade alinhada com o poder público, desenvolvendo atividades, com resultados efetivos e agora dando mais um grande passo, apresentando ao Estado um grande estudo pra que a gente possa, através desse diagnóstico, definir um conjunto de ações não só do Estado, mas também dos produtores rurais, assim como com as prefeituras e o consórcio intermunicipal do Alto Taquari”, pontua o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Mato Grosso do Sul (SEMADESC), Jaime Verruck.

O rio Taquari é um dos principais rios formadores do Pantanal. Nascido em Mato Grosso, ele se extende por mais de 800 km até o Mato Grosso do Sul. O assessoramento do rio aumentou na década de 1970 com a ocupação do Cerrado em suas cabeceiras e de seus afluentes. Bancos de areia acumularam-se por toda a calha do rio bloqueando a antiga hidrovia e dificultando o transporte de pessoas, dos insumos e da produção.

O Instituto Taquari Vivo foi criado em 15 de março de 2021, após dois anos de estudos para definir seus objetivos e foco de atuação, tendo como missão “promover o desenvolvimento sustentável e a restauração da Bacia do Alto Paraguai, com foco no rio Taquari, visando a conservação ambiental e a viabilidade socioeconômica do Pantanal”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.