Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Queda no desmate; Ártico quente; água sólida; igualdade entre eles e elas

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Ambiental

Desmatamento cai em novembro, mas segue precupante

A derrubada da Floresta Amazônica – e também de grandes trechos de Cerrado – registrou queda de 19%, na comparação ao mesmo período de 2020. Os dados do sistema Deter-B (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram apresentados nesta semana pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite (à direita). Acompanhado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres (à esquerda), Leite destacou que novembro teve a menor área com alertas de desmatamento na região desde o início da série histórica, em 2016. Foram 249 quilômetros quadrados (km²) de florestas atingidas. De janeiro a novembro, o desmatamento já acumula 8.142 km². Mesmo sem os dados de dezembro, este é o terceiro maior acumulado anual, atrás apenas do registrado em 2020 e 2019. A área desmatada na Amazônia Legal, entre agosto de 2020 e julho de 2021 foi de 13.235 km², um aumento de 22% em relação ao período anterior. “O objetivo é eliminar o desmatamento ilegal até 2028”, disse Leite.

A inconstitucionalidade da ação que revogou a proteção de manguezais

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que revogou regras de proteção de áreas de manguezais, dunas e restingas. A decisão desta terça-feira (14) foi unânime. A medida foi editada em setembro de 2020, na gestão do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

De volta às regras anteriores:

  • Licenciamento para empreendimentos de irrigação;
  • Parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente em reservatórios artificiais e obrigatoriedade da elaboração de plano ambiental e uso do seu entorno;
  • Em decisão monocrática, em 2020, a ministra relatora do caso, Rosa Weber, havia suspendido a resolução e restabelecido normas do Conama sobre áreas de proteção e licenciamento.

Monumento com chifres de mamute desenterrados do gelo em Verkhoyansk, na Rússia

ONU reconhece temperatura recorde no Ártico

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) validou a temperatura recorde de 38° Celsius no Ártico, registrada na cidade russa de Verkhoyansk, em 20 de junho de 2020. O pico foi considerado um novo “sinal sobre as alterações climáticas”.

Brasil é o primeiro fora da Europa em reciclagem de latinhas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou a versão brasileira do programa Every Can Counts, em São Paulo (SP), em 4 e 5 de dezembro. O programa está em 19 países europeus, e, com a participação brasileira, começa a se tornar uma campanha global.

____________________________________________________

Informe Publicitário

____________________________________________________

Negócios

Para BlackRock, carbono zero importa mais que política monetária

A transição para a economia verde, que implica na busca das empresas pelo net zero (carbono zero), deve pressionar a inflação. Sem essa transição, no entanto, os riscos climáticos são inimagináveis, os ganhos diminuem e a inflação aumentaria ainda mais. O melhor a fazer, portanto, é ordenar esse processo. Quem diz isso é a BlackRock, maior gestora global de fundos, com mais de US$ 9 trilhões em ativos.

Água sólida, a invenção mexicana que pode revolucionar a agricultura

As secas tendem a piorar nas porções mais áridas do México por causa dos extremos climáticos. Mas parece não haver desafio que a criatividade e a ciência não possam contornar. Várias culturas já se beneficiam com uma invenção que permite economizar água e tê-la disponível na quantidade necessária até para melhorar a qualidade dos produtos: é a água sólida. Polímero superabsorvente, seus cristais capturam até 250 vezes seu peso em água, retendo-a na forma de um gel que pode ser enterrado perto das raízes das plantas, criando pequenas reservas subterrâneas e evitando evaporação.

Hydro trocará combustível da Alunorte para reduzir emissões

A empresa norueguesa de mineração Hydro decidiu investir R$ 1,3 bilhão em sua refinaria de alumina, a Alunorte, em Barcarena (PA). A companhia vai trocar a fonte de combustível da unidade por uma menos poluente. A redução anual nas emissões de CO2 da refinaria deve ser de 700 mil toneladas, com a adoção de gás natural no lugar de óleo. 

_______________________________________

Informe Publicitário

______________________________________________

Social

Quase 60% das empresas têm políticas de gênero

Um levantamento aponta que 58% das empresas brasileiras adotaram políticas formais para a promoção da equidade de gênero, com metas claras e ações planejadas em 2021. Em relação a 2019, houve crescimento de 17 pontos percentuais.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.