Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Recorde de emissões; reciclagem; diversidade listada; baixo risco

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Brasil tem a maior emissão de efeito estufa em 19 anos

As emissões de gases causadores do efeito estufa do Brasil tiveram em 2021 sua maior alta desde 2002, segundo um relatório emitido na terça-feira (1º) pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, que reúne de 37 entidades da sociedade civil brasileira. O recorde é catalisado pela produção energia, pecuária e, principalmente, as queimadas na Amazônia durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. É o quarto ano consecutivo que o índice cresce, algo inédito desde que a série histórica começou em 1990. A alta deste ano só não é maior que a de 2003, quando o país teve um recorde histórico de emissões após um incremento de 20% devido ao aumento do desmatamento na Amazônia.

Alemanha quer enviar recursos para preservação

Primeiro foi a Noruega, agora é a vez da Alemanha confirmar a intenção de desbloquear os repasses ao Fundo Amazônia, suspensos desde 2019 com o aumento do desmatamento. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento da Alemanha, Benedikt Schöneck. “Os recursos serão liberados o mais rápido possível”, indicou o representante da pasta, durante entrevista coletiva concedida em Berlim. A decisão ocorreu após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

_________________________________________

_________________________________________

STF manda reabrir Fundo Amazônia

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira (3) que o governo federal reative o Fundo Amazônia, criado para captar recursos e financiar medidas de proteção ao meio ambiente na região. Pela decisão da Corte, a União terá prazo de 60 dias para cumprir a medida. O julgamento da questão foi iniciado em outubro deste ano e finalizado na sessão de quinta. Na semana passada, o plenário formou maioria para determinar a reativação do fundo. Criado em 2008, o instrumento recebe doações de instituições e governos internacionais para ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

_________________________________________

_________________________________________

Consultoria mapeia cadeia de resíduos das embalagens

Como muitas empresas reavaliam a forma de produzir embalagens, a consultoria global Bain & Company, empreendeu uma nova pesquisa sobre a circularidade de embalagens e seu impacto no futuro dos negócios. O levantamento apontou que apenas 7% das empresas têm sucesso ao lidar com embalagens, enquanto 80% delas relatam que seus programas de sustentabilidade precisam de mais direcionamento para se tornarem efetivos. Segundo a Bain, existem alguns caminhos possíveis para países como EUA, Reino Unido e União Europeia, China e Brasil, onde a economia aponta para uma mudança dos materiais utilizados e a criação de produtos alternativos, onde a reciclagem será cada vez mais parte integral da produção. Outra opção é que o avanço da circularidade fortaleça a indústria de reciclagem. Ambas as opções podem ser adotadas em paralelo, de acordo com o negócio e seu impacto. 

Petroquímica cria laboratório de embalagens circulares

A Braskem inaugurou na Vila Leopoldina, em São Paulo, o Cazoolo, um laboratório colaborativo de design de embalagens circulares, criado para desenvolver embalagens plásticas a partir de design sustentável. Ao todo, foram investidos R$ 20 milhões no projeto. A ideia é entender as demandas dos parceiros, desenhar soluções, testá-las, definir caminhos e aprimorar a interação entre fabricantes, fornecedores e distribuidores. É um passo importante para reduzir impactos ambientais dos plásticos.

ViraSer ganha mercado na logística da reciclagem

A Ambipar anunciou nesta quinta-feira (3) a aquisição da ViraSer, uma empresa de logística com uman pegada de franquia social. O empresa atua há sete anos em parceria com cooperativas de recicladores em um modelo de logística reversa que inova na coleta e recuperação das embalagens pós-consumo por meio da reinserção no ciclo produtivo – naquilo que se chama economia circular. A operação busca incrementar o portfólio de serviços da Ambipar, pois melhora sua atuação com resíduos pós-consumo e com cooperativas.

CPFL substitui frota por elétricos

A empresa de energia CPFL, que atende mais de 10 milhões de clientes em 687 municípios brasileiros acaba de concluir a substituição de toda a sua frota de veículos operacionais por carros e caminhões elétricos. É a primeira e, por enquanto, única experiência do gênero em uma empresa de energia do país. Com 96% de sua energia gerada de fontes renováveis, a CPFL afirma ter a matriz energética mais sustentável do setor. O plano para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável de produção e consumo de energia deve receber investimentos de R$ 1,8 bilhão até 2024.

_____________________________

_____________________________

Mais de 90% dos conselhos do S&P 500 divulgam representação racial

Um novo relatório oferece um vislumbre de esperança para o futuro corporativo dos EUA. Entre as empresas do índice do S&P 500, 93% divulgara que suas composições racial e étnica ganharam diversidade acima dos 60% do ano passado, de acordo com um relatório do Spencer Stuart Board Index publicado na quarta-feira (2). O aumento pode não ser tão surpreendente, considerando a crescente parcela de partes interessadas que pressionam pela transparência na diversidade das diretorias. Uma regra da Nasdaq exigindo que as empresas listadas divulguem a diversidade do conselho também entrou em vigor. A mudança cultural pode marcar um ponto de virada em um movimento de décadas para tornar os conselhos mais eficazes e equitativos, tornando-os menos brancos e masculinos.

Sicredi é certificado no Rating ESG

Considerado uma empresa com risco baixo diante de impactos financeiros derivados de fatores ESG (meio ambiente, social e governança, em português), o Sicredi recebeu esse reconhecimento da avaliação da Morningstar Sustainalytics, que deu nota 15,9 à cooperativa financeira. Com a chancela, o Sicredi figura entre os 20 melhores bancos diversificados dos 400 avaliados globalmente em outubro de 2022. Vale destacar o desempenho positivo do Sicredi em governança corporativa, o que lhe permitiu se manter como signatário do Pacto Global da ONU. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.