Objetivo da medida é trazer mais investimentos ao País
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse à CNN Brasil que o governo federal planeja emitir títulos públicos “verdes” em setembro, após a aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária. O secretário afirmou que o principal objetivo da medida é marcar “a presença brasileira na agenda de transição ecológica.”
“Temos a necessidade de montar um arcabouço, que é um conjunto de compromissos que são anexados aos títulos sustentáveis que serão emitidos. É um compromisso do emissor, no caso do governo federal, com uma agenda de sustentabilidade”, afirmou o secretário.
A iniciativa é atrair investimentos para o País através de uma agenda de transição ecológica. Os títulos “verdes” são papéis emitidos com o compromisso da sustentabilidade, como o combate ao desmatamento, incentivo a energias renováveis, descarbonização, entre outras medidas. O secretário disse que haverá um acompanhamento e prestação de contas aos investidores com o cumprimento das pautas assumidas.
Rogério ainda disse que o governo pretende convencer estados e municípios a incluir a transição energética e ecológica nas operações de crédito com garantia da União.