O Eve Air Mobility iniciará a simulação de tráfego aéreo urbano em 8 de novembro, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim-RIOgaleão, na cidade do Rio de Janeiro. O plano usará inicialmente helicópteros e será implementado em cooperação com parceiros e órgãos do governo.
De acordo com comunicado da Embraer, controladora do Eve, a indústria de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês) pretende democratizar o acesso do público ao novo modal de transporte aéreo mais barato e tecnológico. A aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será totalmente elétrica, compacta, com baixo ruído, zero emissões de carbono e capacidade de pouso e decolagem verticais. No ar, se comportará como avião, no pouso, como helicóptero.
O simulado é parte de um conceito de operação iniciado em agosto para integrar a UAM aos ditames de emprego do espaço aéreo brasileiro. Participam do projeto mais de 50 especialistas de 12 instituições técnicas, regulatórias e de segurança. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) tem o apoio da Skyports, EDP, Beacon, Atech e EmbraerX – empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte dos sistemas de controle e gestão do fluxo do tráfego aéreo (civil e militar) do Grupo Embraer.