Startup de mobilidade especializada no aluguel de bicicletas em grandes cidades, a Tembici anunciou nesta quinta-feira (30) que arrecadará US$ 80 milhões (cerca de R$ 430 milhões) para acelerar sua expansão no Brasil e na América Latina. O aporte foi liderado pelo fundo Crescera Capital, mas veio dos créditos verdes do Itaú e do Santander. Um dos principais planos da empresa é aumentar a oferta de bicicletas elétricas aos clientes.
“A captação é para continuarmos crescendo e ampliaremos os investimentos em tecnologia e dados para consolidar as bicicletas elétricas e o novo modelo de negócio focado em ciclo entregas”, afirma Tomás Martins, presidente e cofundador da Tembici, em parceria com o diretor de operações e cofundador Mauricio Villar (imagem).
Conhecida pelas bicicletas laranjas com o logo do Itaú (que continua sendo um dos principais patrocinadores da startup), a empresa opera 16 mil bicicletas atualmente. Hoje, a Tembici conta com 1 mil bicicletas elétricas em operação. No Rio de Janeiro, são 500 unidades nas estações de locação. Em São Paulo, há uma parceria com o iFood, que também atua como patrocinador, fornecendo bicicletas aos entregadores. Com dinheiro em caixa, a meta da Tembici é aumentar em 10 mil a frota, sendo 50% elétricas.