Por Jack Tarrant
SAMARA, Russia (Reuters) – Um gol de cabeça do zagueiro Yerry Mina garantiu à Colômbia uma vitória por 1 x 0 sobre Senegal, em Samara, nesta quinta-feira, garantindo a classificação para as oitavas de final como líder do Grupo H, enquanto Senegal está eliminado ao perder para o Japão no desempate de cartões.
O Japão perdeu por 1 x 0 para a Polônia, já eliminada, na outra partida do grupo. No entanto, Japão e Senegal terminaram com o mesmo número de pontos, saldo de gols e gols marcados, e o desempate foi por critério disciplinar. O Japão avançou como segundo colocado da chave com dois cartões amarelos a menos do que o time africano.
Após 74 minutos de futebol tenso e com poucas chances, Mina subiu para marcar o gol decisivo de cabeça, após cobrança de escanteio, e levou os torcedores colombianos à loucura na Arena Samara.
Senegal, que foi melhor durante boa parte do primeiro tempo, reclamou de pênalti quando Sadio Mané caiu na área aos 17 minutos. No entanto, após consulta do árbitro de vídeo (VAR), foi considerado que o defensor colombiano Davinson Sanchez tocou a bola, e a decisão foi revertida.
A Colômbia enfrentará o segundo colocado do Grupo G, que será Inglaterra ou Bélgica.