Por Nick Mulvenney
KAZAN, Rússia (Reuters) – Gols de Yerry Mina, Radamel Falcao e Juan Cuadrado deram à Colômbia uma convincente vitória por 3 x 0 neste domingo contra a Polônia, que foi eliminada da Copa do Mundo antes do último jogo pelo Grupo H.
Japão e Senegal, que conquistaram vitórias em seus primeiros jogos, empataram por 2 x 2 no domingo e estão na disputa com a Colômbia para se classificar às oitavas de final.
Mina marcou de cabeça aos 40 minutos, quando o meia Juan Fernando Quintero pegou a defesa da Polônia de surpresa com um toque curto para James Rodríguez, que acertou um belo cruzamento com o pé esquerdo para Mina abrir o placar.
Outro bom passe de Quintero, no meio da defesa rival, garantiu ao capitão Falcao, que ficou de fora da Copa de 2014 devido a lesão, seu primeiro gol em mundial aos 25 do segundo tempo.
James Rodríguez conseguiu sua segunda assistência cinco minutos depois, quando passou para Cuadrado fazer 3 x 0.
O resultado coloca a Colômbia em terceiro lugar no grupo, com três pontos, um atrás de Japão e Senegal.
Uma vitória sobre os africanos na última rodada da primeira fase, na quinta-feira, garantirá à Colômbia uma vaga nas oitavas de final.
Para a Polônia, o otimismo promovido pela vaga nas quartas de final da Eurocopa de 2016 e uma forte campanha de classificação mostrou-se fora de lugar, já que sofreu a segunda derrota consecutiva.
A partida ocorreu sob uma onda de barulho dos torcedores colombianos de camisa amarela, e as primeiras trocas foram frenéticas, com a Polônia enfrentando alguns desafios físicos e Robert Lewandowski recebendo muita atenção da defesa colombiana.