VOLGOGRADO, Rússia (Reuters) – O Japão avançou para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira, apesar de ter perdido por 1 x 0 para a Polônia, garantindo vaga como segundo colocado no Grupo H graças ao menor número de cartões amarelos em relação ao Senegal.
A seleção africana foi eliminada após derrota por 1 x 0 para a Colômbia, embora tenha terminado em igualdade com o Japão em pontos, saldo de gols e gols marcados.
O Japão, que precisava apenas de um empate para se classificar no Grupo H sem depender da outra partida da chave, tomou o gol aos 14 minutos do segundo tempo, quando o lateral polonês Rafal Kurzawa acertou uma cobrança de falta na trave, e Jan Bednarek, desmarcado, completou para o gol no rebote.
Até então o Japão parecia satisfeito em conter a Polônia no calor sufocante de Volgogrado, e deixou o meio-campista Takashi Inui no banco até sair em busca do empate.
O atacante da seleção polonesa Robert Lewandowski perdeu uma boa chance de ampliar a vantagem aos 29 da segunda etapa, o que significa que não conseguiu marcar um gol sequer nas três partidas que disputou na Copa do Mundo da Rússia.
O jogo terminou em circunstâncias estranhas, com Japão e Polônia contentes com o resultado.
(Reportagem de William Schomberg)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765)) REUTERS TR PF