RAMALLAH (Reuters) – O presidente palestino Mahmoud Abbas foi hospitalizado na Cisjordânia devido a complicações após uma pequena cirurgia na semana passada, disse uma autoridade palestina neste domingo.
Foi a terceira vez que Abbas, 82, foi hospitalizado em uma semana. Ele passou por uma pequena cirurgia de ouvido na terça-feira e foi hospitalizado novamente durante a madrugada de sábado para domingo, disse a agência de notícias oficial palestina Wafa.
Uma autoridade palestina em Ramallah afirmou que Abbas voltou pra o hospital mais tarde no domingo pois sua temperatura estava alta “então os médicos o aconselharam a voltar para o hospital.”
Dois comunicados foram divulgados pela Wafa neste domingo. O primeiro, meia hora após a meia noite, afirmava que Abbas havia ido para o hospital “para um checkup para revisar a cirurgia que havia feito em seu ouvido dias antes no hospital al-Istishari em Ramallah. Ao final dos testes, os resultados foram excelentes”, disse o comunicado, e Abbas deixou o hospital.
Um segundo comunicado da Wafa divulgado na tarde de domingo reportava que o gerente médico do hospital al-Istishari, Dr. Saed Sarahneh, afirmou que o resultado dos testes médicos eram “bons” e que sua condição médica era “tranquilizadora”.
Uma autoridade palestina, que falou sob condição de anonimato, afirmou que a alta temperatura pode ter sido resultado de uma inflamação no ouvido que não foi completamente curada.
Em fevereiro, Abbas foi hospitalizado nos Estados Unidos para exames médicos durante uma viagem ao Conselho de Segurança da ONU em Nova York.
Abbas se tornou presidente palestino após a morte, em 2004, de Yasser Arafat. Ele perseguiu negociações de paz lideradas pelos Estados Unidos com Israel, mas as negociações foram interrompidas em 2014.
Ele também é o presidente do Comitê Executivo sob a Organização para a Libertação da Palestina, posição para a qual foi reeleito sem oposição em 4 de maio.
(Reportagem de Ali Sawafta e Nidal al-Mughrabi)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7757)) REUTERS ID