(Reuters) – Após o encerramento da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no domingo, as chances de classificação para a fase de mata-mata ficou mais clara.
Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. Caso os times terminem empatados em pontos, a Fifa usará vários critérios de desempate, começando pelo saldo de gols e depois o número de gols marcados.
Se duas ou mais seleções estiverem empatadas com base nos critérios acima, sua colocação será determinada como a seguir:
* pontos obtidos nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;
* saldo de gols nas partidas da fase de grupos entre os times em questão;
* pontos de fair play determinados por cartões amarelos e vermelhos no torneio;
* sorteio de vagas
Veja abaixo a situação de cada grupo antes das partidas desta segunda-feira.
GRUPO A
Rússia e Uruguai já estão classificados, e só falta decidir quem terminará em primeiro lugar da chave quando os dois se enfrentarem nesta segunda-feira. A Rússia tem um saldo de gols superior, por isso uma vitória ou um empate colocará os anfitriões na liderança do grupo e como adversários do segundo colocado do Grupo B.
Egito e Arábia Saudita não pontuaram, mas como os sauditas sofreram seis gols, só uma vitória os poupará da última colocação da chave.
GRUPO B
Espanha e Portugal lideram o grupo com quatro pontos, o Irã tem três e o Marrocos foi eliminado sem marcar nenhum.
Espanhóis e portugueses também estão empatados no saldo de gols e nos gols marcados e, como empataram no confronto direto, se seus resultados finais forem os mesmos, o grupo pode ser decidido por pontos de fair play.
A Espanha tem a vantagem no momento, com um cartão contra dois de Portugal.
Portugal precisa de ao menos um ponto em sua última partida, contra o Irã, para garantir vaga na próxima fase. Os iranianos garantiriam vaga com uma vitória e também podem avançar com um empate se a Espanha perder para o Marrocos.
Os espanhóis enfrentam um Marrocos já eliminado precisando somente de um ponto para avançar.
O vencedor do Grupo B enfrenta o segundo colocado do Grupo A — ou seja, Rússia ou Uruguai.
GRUPO C
A França, que tem seis pontos, lidera o grupo e já garantiu sua classificação para a próxima fase, mas precisa de um ponto sobre a segunda colocada Dinamarca (quatro pontos) em sua última partida para terminar na primeira colocação. A Dinamarca pode terminar em primeiro, segundo ou terceiro.
Uma derrota dinamarquesa, somada a uma vitória da Austrália sobre o Peru, que ainda não marcou pontos, pode levar os australianos adiante graças ao saldo de gols. Como Dinamarca e Austrália empataram, elas também podem ter seu destino decidido por pontos de fair play.
Atualmente a Austrália, que acumula três cartões amarelos, tem a vantagem, já que a Dinamarca soma quatro.
O Peru já foi eliminado, mas terminará em terceiro com uma vitória.
O vencedor do Grupo C enfrenta o segundo colocado do Grupo D.
GRUPO D
Todos os desfechos são possíveis aqui. A Croácia, que tem seis pontos, já avançou, mas as outras três seleções ainda estão na disputa.
A Croácia terminará em primeiro lugar do grupo se derrotar ou empatar com a Islândia.
A Nigéria, que soma três pontos, garante vaga nas oitavas se vencer a Argentina, que está na lanterna do grupo com um ponto e atrás da Islândia no saldo de gols.
Um empate também pode bastar para a Nigéria mesmo que os islandeses derrotem os croatas, dependendo da diferença de gols.
Para avançar, a Argentina precisa derrotar a Nigéria e torcer para a Islândia perder ou empatar com a Croácia. Se Islândia e Argentina vencerem, chegando a quatro pontos, disputarão uma vaga na diferença de gols.
A Islândia precisa vencer para ter alguma chance, mas também precisa ser favorecida por outros resultados.
O vencedor do Grupo D enfrenta o segundo colocado do Grupo C.
GRUPO E
Só uma coisa é certa no Grupo E: a Costa Rica, que não tem pontos, irá para casa.
A vitória do Brasil nos minutos finais sobre a Costa Rica colocou a seleção brasileira o lado da Suíça com quatro pontos, enquanto a Sérvia tem três.
Vitórias ou empates para o Brasil contra a Sérvia e para a Suíça contra a Costa Rica garantirão a classificação de ambos.
Os sérvios precisam derrotar o Brasil para se classificarem, mas um empate também bastaria se os suíços perderem para a Costa Rica por mais de um gol.
O vencedor do Grupo E enfrenta o segundo colocado do Grupo F.
GRUPO F
Este é outro grupo que mudou dramaticamente depois de um gol nos acréscimos quando a Alemanha, que encarava uma possível eliminação, voltou à disputa ao derrotar a Suécia.
O México, que tem seis pontos, está na liderança, e alemães e suecos somam três pontos.
O México se classificará com uma vitória ou um empate com a Suécia. Os mexicanos também podem avançar mesmo perdendo se a Alemanha perder ou empatar com a Coreia do Sul, que está sem pontos.
Os alemães avançarão se baterem a Coreia do Sul por dois gols e com qualquer vitória caso a Suécia não derrote os mexicanos.
Outra possibilidade é a Alemanha se classificar com uma diferença de gols melhor em uma vitória sobre os sul-coreanos mesmo que a Suécia vença o México.
A Suécia pode avançar com uma vitória sobre o México e uma derrota alemã para a Coreia do Sul. Se tanto Suécia quanto Alemanha vencerem, é possível os suecos avançarem pela diferença de gols.
Apesar de suas duas derrotas, a Coreia do Sul ainda tem uma chance pequena de avançar, mas precisaria derrotar os alemães e torcer para a Suécia perder do México e a diferença de gols favorecê-la.
O vencedor do Grupo F enfrenta o segundo colocado do Grupo E.
GRUPO G
Inglaterra e Bélgica já garantiram suas vagas nas oitavas de final, mas suas posições finais serão decididas quando se enfrentarem na terça-feira.
Ambas com seis pontos, elas têm o mesmo saldo de gols, então um empate daria o primeiro lugar à seleção mais disciplinada. Atualmente a Inglaterra tem dois cartões amarelos, e a Bélgica três.
Tunísia e Panamá se enfrentam sem terem pontos, e um empate daria o terceiro lugar ao time do norte da África.
GRUPO H
Japão e Senegal avançarão com empates diante da Polônia e da Colômbia, respectivamente. Caso Japão e Senegal empatem com os mesmos placares, terão sua posição decidida por pontos de fair play — o Senegal tem cinco cartões amarelos, e o Japão, três.
A Colômbia se classificará se derrotar os senegaleses, e um empate bastará se a Polônia vencer os japoneses. A Polônia já foi eliminada.
Os dois primeiros colocados do grupo enfrentarão Inglaterra ou Bélgica.
(Por Steve Keating, em Kaliningrado)