Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Onda de calor de março foi 1°C mais quente que as anteriores

Segundo pesquisa que analisou dados brasileiros, picos de temperatura atuais são frutos da contribuição humana

A onda de calor que atingiu o Brasil em março de 2024 foi 1°C mais quente do que as observadas anteriormente, mesmo ocorrendo fora da temporada de verão, mostra um estudo divulgado pelos cientistas da ClimaMeter.

Segundo a análise, este evento que antes era incomum agora está ficando frequente – e o motivo todo mundo já conhece: mudança climática causada pela queima de combustíveis fósseis.

“De 15 a 18 de março de 2024, uma onda de calor recorde engolfou o sudeste do Brasil, com temperaturas alcançando níveis sem precedentes para o período de outono precoce no hemisfério sul (chegando a 42°C no Rio de Janeiro). O índice de calor escaldante, atingindo 62,3°C, marcou o mais alto registrado na cidade na última década”, observa a ClimaMeter.

O estudo analisou as características das ondas de calor entre 2001 e 2023 e as comparou com o período de 1979 a 2001. A conclusão é que as ondas de calor se tornaram 1°C mais quentes.

Os cientistas alertam que as temperaturas extremas aumentaram no sudeste da América do Sul, incluindo o Brasil, nas últimas décadas, e que há sim contribuição humana nessa ocorrência.

“O relatório AR6 do IPCC estabelece uma relação clara entre ondas de calor e mudança climática no Brasil por meio de projeções de aumento da mortalidade relacionada a ondas de calor, aumentos observados em temperaturas extremas e a probabilidade de ondas de calor mais frequentes e intensas no futuro devido à mudança climática”, destacam os cientistas, chamando a atenção para as previsões do painel intergovernamental que trata do clima (IPCC).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.