O painel Transformação Digital demonstrou que o processo de informatização da economia e da sociedade é inevitável e foi acelerado de modo irreversível com o isolamento social provocado pela pandemia. Os efeitos deste processo na relação do governo com a população precisam se tornar um instrumento de cidadania inclusiva. Para discutir estas questões, o debate contou com José Roberto Fernandes Jr., secretário de Modernização da Administração Federal, Caio Paes de Andrade, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e Luís Felipe Monteiro, secretário especial de Digitalização do Governo Federal.
De acordo com Monteiro, as soluções digitais jamais estarão prontas, pois é um trabalho em desenvolvimento contínuo, mas há grandes evoluções. “O que seria do cidadão se ele não pudesse pedir auxílio-desemprego a partir do celular”, afirmou. Paes de Andrade, do Serpro, deixou claro que nem todo o serviço público é lento e antiquado. “Somos a casa da transformação digital do governo”, diz, lembrando que no início da pandemia a empresa criou quase 7 mil VPNs para seu pessoal trabalhar em casa. Para Fernandes, o desafio estratégico do governo é estabelecer serviços mais eficientes e baratos para os brasileiros. “Mais baratos, acessíveis e simples de forma que todos possam acessar”.
A troca de ideias integrou o 1º Fórum Digital de Empreendedorismo, Negócios e Transformação, realizado nesta terça-feira (21) por MONEY REPORT e EXAME. Também participaram do encontro Eduardo Carvalho, presidente da Equinix Brasil, e Cláudio Martelli, diretor-geral da Kaspersky para a América Latina, que são profissionais da iniciativa privada que conhecem o assunto em profundidade.
Veja como foi: