Fiesp recebe a nova edição do interativo Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
A partir desta quarta-feira (5), o Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, abriga o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File). O tema desta edição é “Singularidades Interativas”, uma referência direta à ideia de que as interações humanas com a inteligência artificial (IA) levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada.
O File trata deste cenário em construção por meio de atrações que interagem com o visitante. Há obras de 302 artistas de 39 países, como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão, Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal são algumas da culturas representadas.
File Led Show
Do lado de fora, o edifício do Centro Cultural Fiesp servirá de palco, com projeções noturnas de led. Essa intervenção na fachada poderá ser vista por quem circula na Paulista. Parte desses trabalhos faz parte da série “Cotidianos Imperceptíveis“, resultado de uma parceria do festival com o curso de artes visuais da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Workshops
Com a proposta de difundir a tecnologia como linguagem criativa e o processo de desenvolvimento artístico, haverá oficinas no mezanino do Centro Cultural Fiesp de quarta-feira (5) até sexta-feira (7). As atividades são gratuitas e, para participar, é necessário se inscrever no site do evento.
Outra novidade desta edição é o Arquivo de Áudios do CYLAND, que busca apresentar o som puro em espaços expositivos, combinando com outras obras de arte mais “materiais”. Confira mais detalhes clicando aqui.
O festival de arte eletrônica tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 27 de agosto. Mais informações sobre o File podem ser obtidas aqui.
O que MONEY REPORT publicou
- IA superará humanos na tomada de decisões, afirma Nobel de Economia
- O grande segredo da IA generativa e o que você pode aprender com isso
- 7 a cada 10 empresas brasileiras investirão em IA em 2023
- Exame: IA do iFood dará toque pessoal aos pedidos
- 56% dos brasileiros confiam na Inteligência Artificial
- Inteligência artificial substituirá humanos em alguns trabalhos