Foram 23 bilhões de tentativas de ataques nos primeiros seis meses
O Brasil sofreu 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos nos primeiros seis meses de 2023, segundo relatório da Fortinet, empresa global de segurança cibernética. O número é menor do que no mesmo período de 2022, mas ainda é o maior da América Latina.
O relatório também aponta uma sofisticação crescente dos ataques cibernéticos. O ransomware, por exemplo, é um tipo de malware que sequestra dados do computador e extorque as vítimas para liberá-los. Esse tipo de ameaça se tornou mais sofisticado com a adoção de ransomware como serviço (RaaS), que permite que criminosos “aluguem” plataformas para distribuir o malware a alvos mais específicos.
Outro destaque do relatório é o crescimento de malwares que apagam por completo dos sistemas que atacam. Esses malwares são conhecidos como wipers e se tornaram mais comuns com a guerra na Ucrânia.
“Frear os cibercrimes, que ignora fronteiras, é um esforço global”, diz Derek Manky, estrategista-chefe de segurança e vice-presidente de inteligência global contra ameaças do FortiGuard Labs. “Além disso, exige investimento em serviços de segurança baseados em Inteligência Artificial.”