A finalidade é supervisionar as 54 mil vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul) da capital
Em São Paulo estão em operação pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) veículos equipados com câmeras no teto. À primeira vista, podem parecer carros autônomos, porém, requerem condutor e possuem finalidade específica: a fiscalização das 54 mil vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul) na capital paulista.
São 80 unidades na fiscalização.
Como funciona
- Os veículos não aplicam multas automaticamente;
- Para tanto, contam com câmeras dotadas de tecnologia Optical Character Recognition (OCR, em português, reconhecimento ótico de caracteres);
- As imagens da placa de um carro estacionado irregularmente é enviada para uma central;
- A fiscalização da CET é acionada e vai até o local usando as coordenadas de GPS informadas pelas câmeras;
- Quando a fiscalização, o carro “dedo-duro” já está fiscalizando em outro local da cidade.
Multa automática
O plano da CET é que no futuro a tecnologia permita que as câmeras permitam multar automaticamente os infratores sem interação com agentes. O que falta é a regulamentação da fiscalização automática do estacionamento rotativo pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O texto com os requisitos técnicos mínimos foi encaminhado para consulta pública e, após essa etapa, será publicado para começar a valer.
.