O Facebook informou nesta quinta-feira (3) que seus usuários poderão transferir fotos e vídeos armazenados em seus servidores para duas novas plataformas. As parcerias foram firmadas com as empresas de armazenamento em nuvem Dropbox e Koofr – esta uma startup da União Europeia. Em abril, o Facebook anunciou um acordo semelhante com o Google Photos, de propriedade da Alphabet. As iniciativas servem para evitar penalizações sobre abusos, falta de transparência e insegurança no armazenamento de dados privados.
O recurso que permite essas transferências é chamado de portabilidade de dados. Ele dá aos usuários mais controle sobre seus dados e permite que o Facebook responda aos órgãos reguladores e aos parlamentares dos Estados Unidos, que estão investigando suas práticas competitivas e alegações de práticas que sabotam a concorrência.
A decisão do Facebook ocorre antes de uma audiência organizada pela Federal Trade Commission (FTC), em 22 de setembro, para examinar os benefícios e os desafios potenciais da portabilidade de dados. O controle de dados que prejudica a concorrência se tornou um tópico crítico no debate antitruste nos Estados Unidos e na Europa.
No início deste mês, o Facebook enviou declarações à FTC nas quais pediu por uma legislação de portabilidade de dados. De acordo com declaração do gerente de Privacidade e Políticas Públicas da rede social à agência Reuters, empresas de tecnologia menores estarão mais dispostas a fazer parceria com o Facebook assim que as regulamentações sobre portabilidade de dados se tornarem mais claras.
Com Agência Brasil