Avaliações de duas semanas percorreram repetidas vezes 100 km de trechos urbanos e 230 km de rodovia
A multinacional de logística Maersk está testando caminhões elétricos no Brasil para avaliar o uso da tecnologia no transporte de cargas pesadas. Os testes são conduzidos na região metropolitana de São Paulo, em um roteiro de 100 quilômetros, e entre o Porto de Itapoá e a cidade de Araquari, em Santa Catarina, ao longo de 230 quilômetros.
São empregados cavalos mecânicos de duas marcas distintas. Os veículos circularam durante duas semanas entre estações de recarga instaladas pela Maersk em suas áreas operacionais. Nesta primeira fase, um dos objetivos da Maersk foi analisar as possibilidades de fornecer conectividade no modal rodoviário. A companhia instala uma rede no Brasil para integrar a logística dos clientes enquanto promove a redução de emissões.
“Nossa avaliação de alternativas sustentáveis, incluindo caminhões pesados eletrificados, em uma região em que essas opções são limitadas, nos fornece insights valiosos para impulsionar o progresso tangível em direção ao nosso compromisso de alcançar o net-zero até 2040”, afirmou Karin Schoner, presidente para a Costa Leste da América do Sul da Maersk.
O que MONEY REPORT publicou