Ásia-Pacífico concentra 42,5% das vendas em 2022
O mercado de bicicletas elétricas (e-bikes) tem crescido rapidamente nos últimos anos, impulsionado pela crescente preferência por meios de transporte alternativos em ambientes urbanos, bem como pelas tecnologias avançadas incorporadas a esses veículos.
De acordo com um relatório da Vantage Market Research, o mercado global de e-bikes deve atingir US$ 120 bilhões até 2030, com um aumento anual composto (CAGR) de 15,6%.
A região Ásia-Pacífico é o principal mercado de e-bikes, representando 42,5% do mercado global em 2022. A Europa e a América do Norte seguem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Popularidade em áreas urbanas
Não é uma surpresa que o relatório da Vantage Market Research destaque as cidades e áreas urbanas como os lugares onde as e-bikes são mais populares. De fato, esse segmento representou 55,6% do mercado global em 2022, enquanto o segmento recreativo – que inclui bicicletas de alto desempenho e voltadas para esportes, como e-MTBs e bicicletas de estrada – ficou em segundo lugar. O segmento de transporte utilitário também segue de perto, uma vez que engloba veículos de duas rodas especializados, destinados ao transporte de carga e entregas.
Líderes do mercado
As empresas que lideram o mercado de bicicletas elétricas são, em sua maioria, empresas já consolidadas na indústria das bicicletas. A Trek Bicycle Corporation, dos EUA, e a Giant Manufacturing Co., de Taiwan, são as maiores fabricantes de bicicletas elétricas do mundo. Outras empresas que se destacam no mercado são o Grupo Accell, da Holanda, a Derby Cycle, da Alemanha, e a Mahindra & Mahindra, da Índia.
No Brasil, o mercado de e-bikes ainda é incipiente, mas vem crescendo nos últimos anos.