Bilionário Elon Musk informou que paciente esta se recuperando bem. Projeto prevê que humanos possam controlar dispositivos eletrônicos apenas com o pensamento
Um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, no domingo (28). O anúncio foi feito pelo próprio empresário. Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram autorizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.
No X (antigo Twitter), Musk escreveu que o primeiro produto da Neuralink foi chamado de Telepathy (Telepatia). O dispositivo permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.
De acordo com Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante está se recuperando bem. Ele disse ainda que os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios.
O estudo conduzido pela Neuralink utiliza um robô para introduzir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é instalado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento. Neste primeiro teste, a empresa quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico.
O que MONEY REPORT publicou: