Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Rolê midiático em órbita baixa

A cena correu o mundo: a cantora pop Katy Perry de joelhos no deserto do Texas, beijando o solo após um voo suborbital de 10 minutos a bordo da cápsula New Shepard, da Blue Origin, empresa de serviços espaciais fundada por Jeff Bezos, o criador da Amazon. Teatral, simbólica, cuidadosamente captada, a saída do módulo foi escolhida a Imagem da Semana por MONEY REPORT. Primeira missão espacial composta apenas por mulheres em mais 62 anos – em 1963, a soviética Valentina Tereshkova passou três dias sozinha a bordo da Vostok 6. O voo de Perry e um time de passageiras ilustres foi tratado como um marco histórico. Por trás do gesto e da retórica de empoderamento, ficou um ranço de espetáculo corporativo e vaidade bilionária.

Ao lado de Perry estavam a jornalista Lauren Sánchez (esposa de Bezos), a apresentadora Gayle King, a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a cientista Amanda Nguyen e a produtora Kerianne Flynn. A missão foi vendida como um tributo à presença feminina no espaço — mas a escolha das tripulantes foi pautada pela visibilidade midiática para atrair novos passageiros, a um custo individual entre US$ 200 mil e US$ 300 mil. Na prática, chamar o sexteto de tripulantes, astronautas ou cosmonautas é bobagem. Elas não tiveram qualquer treino ou participação na condução do voo, sendo meras passageiras.

A Blue Origin não explora apenas rápidos voos panorâmicos em órbita baixa. Concorrendo com a Space X, a empresa tem contratos com a Nasa, tenta emplacar seu foguete para cargas pesadas New Glenn para cargas militares ultrassecretas e participa do estudo Luna 10 para exploração da superfície lunar.

Na base de Van Horn, no Texas, o foguete Blue Origin, a cápsula New Shepard e as ocupantes da missão NS-31: Lauren Sánchez, Katy Perry, Aisha Bowe, Kerianne Flynn, Gayle King e Amanda Nguyen


Celebridades como a modelo Emily Ratajkowski ironizaram o contraste entre discursos ambientais e o rastro de carbono deixado por esses voos. A atriz Olivia Munn questionou o propósito : “O que vocês foram fazer lá em cima?” Já comediante Amy Schumer satirizou a escalação de última hora baseada em popularidade em vez de competência. E cantora Kesha lembrou haver lutas mais profundas sendo ignoradas por quem agora flutua a bordo de cápsulas de luxo.

Ao cantar “What a Wonderful World” durante o voo e depois beijar o chão, Perry virou meme instatâneo. O gesto, lido por muitos como autocentrado, ganhou legendas sarcásticas nas redes sociais — como a da atriz Olivia Wilde: “Acho que bilhões de dólares compraram alguns bons memes”. É inegável que a missão alcançou sua meta: atenção global.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.