Fuga ocorreu em 14 de fevereiro do ano passado
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a operação Red Dot, contra membros do Comando Vermelho (CV) que auxiliaram na fuga de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A fuga ocorreu em 14 de fevereiro do ano passado, no primeiro episódio do tipo desde que foi criado o sistema penitenciário federal, em 2006, com o objetivo de abrigar lideranças de organizações criminosas e detentos de alta periculosidade.
Segundo as investigações, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que conseguiram escapar pela abertura de uma luminária nas celas, receberam ajuda do CV assim que deixaram a prisão.
“Naquela ocasião, os levantamentos obtidos apontaram para a prática de outros crimes, demandando a instauração de inquérito policial com o propósito específico de mapear os integrantes da facção com atuação no Rio Grande do Norte”, informou a PF nesta terça.
A operação desta terça investiga os crimes de organização criminosa armada, tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio, acrescentou a corporação, em nota.
Mais de 200 policiais cumprem 14 mandados de prisão preventiva; 13 mandados de prisão temporária e 31 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Mossoró (RN), Baraúna (RN), Assu (RN), Pedro Avelino (RN), Aquiraz (CE) e Rio de Janeiro.
Os mandados foram expedidos pela justiça do Rio Grande do Norte, que determinou ainda o bloqueio judicial de R$ 22,5 milhões em 32 contas bancárias.
(Agência Brasil)
O que MR publicou:
- Justiça revoga prisão de 5 suspeitos de ajudar na fuga de Mossoró
- Fuga de Mossoró em fatos, números e perguntas
- Fugitivos de Mossoró são presos após 50 dias
- PF prende homem que teria ajudado fugitivos de Mossoró
- Fernandinho Beira-Mar é transferido de presídio em Mossoró
- Irmão de um dos foragidos de Mossoró é preso
- Polícia prende suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró
- Servidores da inteligência do presídio de Mossoró são afastados
- Fuga em Mossoró: poucas pistas e falhas em série
- “Problema localizado”, diz Lewandowski sobre fuga em Mossoró
- Fugitivos de Mossoró fizeram família refém
- 16 pontos em aberto sobre a fuga de Mossoró
- Após fuga, Lewandowski afasta direção de presídio de Mossoró
- Presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas
- Mossoró registra 1ª fuga da história em prisões federais