Rede social foi bloqueada no País pelo ministro do STF
Após ser suspensa no Brasil, o X (antigo Twitter) criou um perfil batizado de “Alexandre Files” (arquivos de Alexandre, em inglês), onde compartilha documentos para denunciar os “abusos cometidos” pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A página foi acessada pela CNN, que acessou a plataforma através de um rede que ainda não tinha sido afetada pelo bloqueio.
“Hoje, começamos a lançar luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira. Estamos compartilhando essas ordens porque não há transparência por parte do tribunal, e as pessoas que estão sendo censuradas não dispõem de meios para contestar essas decisões”, diz a primeira publicação da página, que atingiu mais de 30 mil seguidores em uma hora.
A página ainda mostra um suposto mandado, emitido no dia 8 de agosto, para bloquear perfis de bolsonaristas, como do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e do blogueiro Allan dos Santos, além de apresentar registros cadastrais e de IP, com o risco de pagamento de multa de R$ 50 mil.
A criação do perfil é uma reação de Elon Musk, dono da plataforma, após Moraes determinar o bloqueio da rede social até que ela indique um represente no País e pague as multas por não obedecer as exigências do ministro.
O que Money Report publicou: