(Reuters) – Uma megaoperação policial contra a pedofilia prendeu nesta quinta-feira 251 pessoas em 24 Estados e no Distrito Federal, na maior ação do mundo contra esse crime realizada em um único dia, informou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, responsável por coordenar a operação.
A chamada operação Luz na Infância 2 cumpriu um total de 579 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes, e 1 milhão de arquivos foram investigados, de acordo com as autoridades.
“É a maior ação integrada de Polícia Civil já realizada no Brasil… e a maior operação para reprimir crimes de abuso, exploração sexual infanto-juvenil realizada no mundo em apenas um dia”, disse o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em entrevista coletiva em Brasília.
A operação, que envolveu ações em 284 cidades do país, contou com a participação de 2.625 policiais civis de 24 Estados e do DF.
O ministério informou que até as 18h, 128 pessoas foram presas na região Sudeste, 47 no Nordeste, 38 no Sul, 21 no Centro-Oeste e 17 na região Norte.
Segundo as autoridades, os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública com base em elementos coletados em ambientes virtuais que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
A primeira fase dessa mesma operação aconteceu em outubro de 2017 e resultou na prisão de 112 pessoas.