Transporte da FAB está na Itália esperando autorização para pousar no Egito
O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (15) que os dois grupos que aguardam evacuação de Faixa de Gaza reúnem 28 brasileiros e palestinos. São 14 crianças, 14 adultos – 8 mulheres e 6 homens. Desses, 10 estão em Rafah – cidade palestina na fronteira com o Egito, e 18 em Khan Younes, um pouco mais ao norte. São 22 cidadãos brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 palestinos com residência no Brasil.
Os dois grupos aguardam a abertura da fronteira para sair. O Itamaraty reafirmou, em Brasília, que segue negociando para “viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito”.
Assim que conseguirem sair em Gaza, eles devem ser levados na presença de diplomatas até um aeroporto a ser designado. A volta ao Brasil deve ser a bordo de uma das aeronaves de transporte presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB). Um Embraer 190 (VC-2) com capacidade para até 40 passageiros está em Roma, na Itália, à espera de autorização do governo egípcio.
Até este domingo (15), o resgate de brasileiros de Israel já repatriou 916 pessoas e 24 pets, mas nenhum conseguiu de Gaza, que segue bloqueada por Israel e Egito. O quinto voo da operação Voltando em Paz chegou ao Rio de Janeiro nesta madrugada.
Israel e o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, está envolvidos em um conflito que se intensifica desde a semana passada. Mais de 4 mil pessoas morreram de ambos os lados, quase todos civis, incluindo idosos e crianças. Cerca de 1,3 mil morreram em Israel com os ataques iniciais do Hamas.
O governo brasileiro consegui confirmar a morte de três brasileiros em Israel, mas não há dados sobre Gaza. As vítimas são: Bruna Valeanu, carioca, 22 anos; Ranani Nidejelski Glazer, gaúcho, 23 anos; e Karla Stelzer Mendes, carioca, 42 anos. Eles estavam em uma rave perto de Gaza que foi um dos alvos iniciais do ataque terrorista do Hamas, no sábado (7). Neste domingo foi anunciada a morte do israelense Gavriel Yishay Barel, de 22 anos, filho do brasileiro Jayro Varella Filho. Gavriel também estava na rave.
O que MONEY REPORT publicou
- Quinto voo de resgatados de Israel pousa na Galeão
- O que torna os palestinos “invisíveis” na mídia
- Operação Voltando em Paz
- O que um empresário palestino-israelense pensa sobre guerra
- Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito
- E se o post fosse de outro?
- Brasileiros em Gaza temem saída de escola sem corredor humanitário
- Reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem acordo
- Itamaraty confirma morte de brasileira em atentados em Israel
- Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil
- Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança da ONU
- Segundo avião da FAB com brasileiros em Israel volta para o Brasil
- Primeiro avião da FAB trazendo brasileiros de Israel chegou nesta madrugada
- Primeiro avião da FAB decola de Israel com 211 brasileiros
- Israel: Itamaraty confirma morte de brasileiro; 900 devem ser retirados até sábado
- A guerra no Oriente Médio acirra a polarização no Brasil
- Petróleo dispara com o conflito entre Israel e palestinos
- Itamaraty faz reunião para tratar da crise Israel-Palestina
- Israel declara estado de alerta de guerra após ataque do Hamas