A mudança de postura acontece após envio de tropas norte-coreanas a favor dos russos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste domingo (17/11) que a Ucrânia utilize mísseis de longo alcance, conhecidos como Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS), contra a Rússia.
Segundo o jornal “The New York Times” a mudança de postura acontece após o envio de tropas norte-coreanas para lutar ao lado dos russos. Os mísseis devem ser utilizados inicialmente na região de Kursk.
A decisão representa uma mudança importante dos EUA e dividiu os conselheiros, já que algumas autoridades do Pentágono eram contra com a justificativa dos EUA terem suprimentos limitados e com medo de uma escalada na guerra, que já dura quase três anos. Segundo a agência de notícias Tass, parlamentares russos avaliam que haverá uma represália à decisão que pode desencadear uma terceira guerra mundial.
A agência de inteligência da Coreia do Sul identificou o envio de 12 mil soldados norte-coreanos a região de Kursk. Segundo o “The New York Times, o número pode chegar a 50 mil nos próximos meses e tem o objetivo de retomar o território russo tomado pelos ucranianos em agosto.
O que MR publicou: