Duas pessoas que faziam parte do grupo original desistiram da repatriação
O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro.
A informação foi confirmada pelo Itamaraty pelas redes sociais. “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação. Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, dizia o comunicado. Segundo Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina, mãe e filha teriam desistido do embarque por motivos pessoais.
Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, o grupo deve embarcar na manhã da próxima segunda-feira (13) e fará escalas em Roma, Las Palmas e Recife, antes de chegar em Brasília, onde deve ser recebido pelo presidente Lula à noite. Os brasileiros devem permanecer por duas noites em alojamentos da FAB antes de serem enviadas para outros estados como São Paulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também compartilhou a informação nas suas redes sociais. “Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, escreveu.
O que MONEY REPORT publicou
- Brasileiros continuam retidos na fronteira de Gaza com Egito
- Brasileiros em Gaza ficarão juntos em abrigo esperando a retirada
- Vídeos: Brasileiros em Gaza estão na fronteira do Egito aguardando passagem
- Brasileiros seguem impossibilitados de deixar Gaza
- Fronteira entre Gaza e Egito é reaberta, diz embaixada
- Mais 599 estrangeiros autorizados a sair de Gaza; brasileiros ficam de fora
- Brasileiros ficam fora da 3ª lista para deixar Gaza
- Brasileiros excluídos da lista de 576 autorizados a deixar Gaza
- O que torna os palestinos “invisíveis” na mídia
- O que um empresário palestino-israelense pensa sobre guerra
- Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito