Cerimônia em Londres foi transmitida na televisão pela primeira vez
O rei Charles III foi proclamado oficialmente monarca do Reino Unido durante cerimônia no no Palácio de St. James em Londres na manhã deste sábado (10). O Conselho de Adesão reuniu mais de 700 pessoas, como a primeira-ministra, Liz Truss, membros do gabinete, ministros e o líder da oposição.
Esta foi a primeira vez que a cerimônia foi transmitida pelos canais de televisão do país e nas redes sociais. O conselho se reuniu pela última vez em 1952, quando Elizabeth II foi proclamada rainha.
Na primeira parte da cerimônia, sem a presença do rei Charles III, a lorde presidente do grupo, Benny Mordaunt, anuncia a morte de rainha Elizabeth III e a proclamação do novo rei. Em seguida, o secretário do Conselho leu a Proclamação de Adesão, que contou com assinaturas de apoiadores do rei.
Na segunda parte do Conselho, o monarca fez um discurso onde prestou uma homenagem à sua mãe, reconheceu seus deveres como rei e assinou um juramento para preservar a Igreja da Escócia.
“O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção. Vou tentar seguir o exemplo inspirador que recebi, mantendo o governo constitucional e a paz (…)Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, disse o rei Charles III.