Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Clima extremo piorará sabor e preço da cerveja

Temperaturas exacerbadas e chuva abaixo da média afetam cada vez mais a qualidade do lúpulo e o suprimento de água na Europa Central

Apreciadores de cervejas de todos os preços também precisar se preocupar com o comportamento imprevisível do clima. Um artigo publicado na revista Nature Communications mostra como impacto do aquecimento global altera o sabor das cervejas e afeta o preço por causa da escassez de insumos.

Isso se dá pela diminuição do amargor característico do lúpulo, um ingrediente essencial. Outros fatores são o aumento exacerbado das temperaturas e as previsões de chuva abaixo da média, o que afeta diretamente o plantio.

Segundo pesquisadores da Universidade de Ciências da Vida de Praga, em regiões europeias como República Tcheca, Alemanha e Eslováquia — que correspondem a 90% da produção de lúpulo do continente —, a produtividade pode cair até 18% em alguns locais se o quadro se mantiver incerto até 2050. Outro risco é a oferta de água de qualidade.

Em termos mais práticos, para suprir somente a demanda atual seria necessário ampliar a área de cultivo na mesma proporção. Algo incerto e que só teria efeito com a construção e manutenção de áreas protegidas e a introdução de variedades geneticamente adaptadas a um clima mais hostil. Mesmo assim, no futuro próximo marcas premium e populares podem encarecer, mesmo caindo de qualidade.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.