Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Como o satélite da Nasa avaliará a saúde da Terra

Missão Pace lançada pelo Falcon 9, da SpaceX, usará sensores para avaliar plânctons, aerossóis, nuvens e oceanos

O lançamento da missão Plankton, Aerosol, Cloud, Ocean Ecosystem (Pace), da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) está programado para a madrugada desta quarta-feira (7), às 3h33 pelo horário de Brasília. O satélite permitirá analisar os sinais vitais da Terra, por meio da observação da saúde dos plânctons, aerossóis, nuvens e oceanos.

O Pace tem como objetivo ampliar e melhorar o registro de mais de 20 anos da Nasa de observações por satélite da biologia oceânica global, pequenas partículas suspensas na atmosfera e nuvens. Os sensores captarão a composição química dos mares e da atmosfera, determinando o tamanho da interferência humana por meio da queima de combustíveis fósseis e as principais variáveis ​​associadas à qualidade do ar e ao clima da Terra.

Segundo a agência, os dados do Pace ajudarão os cientistas a entender melhor como o oceano e a atmosfera trocam dióxido de carbono e revelará como os aerossóis podem alimentar o crescimento do fitoplâncton na superfície do oceano. Com essas informações, a Nasa poderá identificar a extensão e a duração da proliferação de algas nocivas para o planeta. 

O satélite estará a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do Elon Musk, e será lançado de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.