Por Heekyong Yang e Hyonhee Shin
SEUL (Reuters) – Coreia do Norte e Coreia do Sul instalaram uma linha telefônica direta entre seus líderes nesta sexta-feira, à medida que se preparam para sua primeira cúpula desde 2007 — e a conexão foi muito boa, informou o gabinete presidencial sul-coreano.
A Casa Azul e a Comissão de Assuntos Estatais da Coreia do Norte testaram a linha direta por quatro minutos antes de uma conversa entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, que será realizada em preparação para a cúpula da próxima semana, disse o gabinete.
“A qualidade da ligação foi muito boa e nós sentimos como se tivéssemos recebido uma ligação de nosso vizinho de porta”, disse a repórteres o diretor sul-coreano para a Sala de Situação do Governo, Youn Kun-young.
Agora, Moon poderá ligar para Kim através do telefone de seu gabinete, ao invés de se comunicar por meio de uma linha direta instalada na área de segurança conjunta no vilarejo de fronteira de Panmunjom.
O plano foi apresentado pelo assessor de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, depois de se encontrar com Kim no mês passado em Pyongyang.
(Reportagem adicional de Joyce Lee)