SÃO PAULO (Reuters) – O líder do campeonato mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, colocou a Mercedes na pole position para o Grande Prêmio da Hungria neste sábado, em meio a trovões, raios e chuva.
Valtteri Bottas garantiu a primeira fila da Mercedes para a corrida de domingo, quando as condições devem melhorar, com o rival Sebastian Vettel em quarto, atrás do companheiro de equipe da Ferrari, Kimi Raikkonen.
Hamilton agora tem 77 poles de carreira e cinco nesta temporada.
“É ótimo para o time ter uma dobradinha. Não poderíamos esperar por isso”, disse o piloto de 33 anos, 17 pontos à frente de Vettel no campeonato depois de 11 corridas na batalha dos tetracampeões mundiais.
“A Ferrari foi a mais rápida durante todo o final de semana e estávamos fazendo o possível para alcançá-la, mas os céus se abriram e foi um jogo justo.
Vettel foi o mais rápido nos treinos de sexta e sábado, com tempos recordes nas condições quentes e secas que deixaram os pilotos da Mercedes girando e lutando por aderência.
“Parece que em condições molhadas não estamos tão confiantes quanto estamos no seco”, disse o alemão, cuja equipe está de luto pela morte do ex-presidente Sergio Marchionne com bandeiras a meio mastro.
A Red Bull também tentou um acerto, mas o australiano Daniel Ricciardo, cuja vitória em Mônaco aumentou as esperanças de repetir em uma pista que também joga com os pontos fortes do carro, não conseguiu chegar à segunda fase. Ele começa em 12º.
O holandês, Max Verstappen, qualificou-se apenas em sétimo, com Carlos Sainz, da Renault, e Pierre Gasly, da Toro Rosso, em quinto e sexto, respectivamente.
Hamilton agora será o favorito, desde que ele faça uma largada sem incidentes, em um circuito onde as ultrapassagens sempre são difíceis.
O britânico venceu cinco vezes anteriormente no circuito, mas nunca em um ano em que ele passou a levar o campeonato.
Na parte inferior, a Force India foi a grande vítima um dia após ter sido colocada em administração judicial, na expectativa de uma provável aquisição.
O francês Esteban Ocon classificou-se em 18º com o mexicano Sergio Perez, foi 19º. A McLaren teve o espanhol Fernando Alonso, 11º, e o belga Stoffel Vandoorne, 16º.