Medidas foram tomadas após o presidente Gustavo Petro recusar receber voos de deportados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (26) que irá suspender a emissão de visto para colombianos e aumentar em 25% nas taxas sobre produtos que entram no país, aumentando em 50% em uma semana.
A decisão aconteceu após o presidente colombiano, Gustavo Petro, recusar a entrada de dois aviões com imigrantes deportados, condenando o tratamento dado como se fossem “criminosos.”
Trump disse que a decisão colocou em risco a segurança nacional dos Estados Unidos. “Essas medidas são apenas o começo. Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais em relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!”, disse o presidente na Truth Social.
Trump também anunciou sanções a vistos de oficiais do governo colombiano e também ao Tesouro e setor bancário e financeiro do país sul-americano, além de uma inspeção mais rigorosa aos que entrarem nos Estados Unidos.
A medida serve de alerta ao Brasil que também condenou o “tratamento degradante” dado aos primeiros deportados, com uso de algemas. O governo disse o voo “viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados.”