A Fake da Semana é o vídeo que mostraria os últimos momentos dos passageiros do voo 2283, da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP), matando 62 passageiros e quatro tripulantes, na tarde de 9 de agosto (sexta). A postagem foi amplamente compartilhada e alcançou 1,5 milhão de visualizações na plataforma X. Porém, o registro é de outra situação. Basta prestar atenção.
A postagem de 16 segundos mostra uma cabine enevoada pela condensação do sistema de ar-condicionado, enquanto uma comissária de bordo demonstra as instruções de segurança antes da decolagem. O áudio com gritos e imagens sugerindo trepidações serve para confundir, mas facilmente dá para perceber que a atendente está em pé no corredor sem oscilar, como ocorreria em uma queda ou em momentos de instabilidade.
Há também os comentários iniciais em espanhol. Como o uniforme da aeromoça indica, não se trata de um voo da Voepass, mas da companhia mexicana Volaris, que sequer usa o modelo ATR-72 envolvido no acidente. A disposição das poltronas também indica ser uma aeronave com mais de duas poltronas de cada lado do corredor, como no caso do ATR, que comporta até 72 passageiros. A Volaris só atua com a família Airbus. No caso, este é um de seus A321, com capacidade para mais de 200 passageiros.
Uma busca pela internet demonstrou a fraude de péssimo gosto para com as famílias e amigos das vítimas. A gravação é de uma turbulência em um voo para Ushuaia, na Argentina, em junho de 2022. O vídeo foi publicado no TikTok em 21 de julho, com a indicação de que o áudio era não original.