Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Voando sobre o inferno

A Imagem da Semana de MR é um exemplo do que seria um passeio panorâmico pelo inferno de Dante e até foi considerada uma fake. Mas foi pura verdade o sobrevoo de um helicóptero da Guarda Costeira da Islândia sobre a fenda de quatro quilômetros (abaixo) que começou a expelir lava na noite de segunda-feira (18), próximo à cidade de Grindavik. Todos os moradores foram retirados e a capital islandesa, Reykjavik, distante 54 km, está em estado de alerta. Tremores foram registrados desde o início e áreas turísticas, fechadas. A partir de quinta (21), a força da erupção foi reduzida, mas o monitoramento prossegue.

O registro foi feito entre a noite de segunda (18) e a madrugada de terça, quando a aeronave sobrevoava aquele trecho do vulcão Sundhjuka, na península de Reykjanes, com uma equipe de especialistas do Departamento de Proteção Civil, do Gabinete Meteorológico e da Universidade da Islândia que avaliavam os riscos.

A área toda foi isolada. Mesmo assim, na terça (19), um helicóptero foi acionado para resgatar um montanhista exausto pelo frio e pela aspereza do terreno. Ele percorreu mais de 18 km em uma trilha até ficar imobilizado perto do fluxo, onde havia até o risco de intoxicação pela emissão de gases sulforosos.

País insular situado no Atlântico norte, entre a Noruega e a Groenlândia, a Islândia é cortada pela Cordilheira Mesoatlântica, o que torna a região suscetível a vulcões e tremores decorrentes da atividade tectônica. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.