Secretário-geral permanece no cargo pelos próximos cinco anos
O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China confirmou neste domingo (23) a reeleição do presidente da China Xi Jinping como secretário-geral do Partido Comunista Chinês.
Este é o terceiro mandato consecutivo do líder do país, que deve ocupar o cargo pelos próximos cinco anos. A decisão já era esperada e consolida o poder de Xi, que também foi reeleito líder do exército.
O cargo é o mais importante do país e, desde 1993, o presidente do partido também preside a China e se torna membro da Comissão Permanente do Politburo, órgão responsável por definir as políticas do país e nomear novas autoridades do governo.
Durante o congresso foi comunicado a retirada do comitê do ex primeiro-ministro Li Keqiang, além de outros três membros: Li Zhanshu, Wang Yang e Han Zheng. Segundo o governo da China, a decisão foi tomada por eles terem atingido o limite de idade para o cargo (68 anos).
Um dos momentos mais polêmicos do Congresso foi a retirada do ex-presidente da China, Hu Jintao.Segundo a agência de notícias oficial do país Xinhua, ele foi retirado porque estava com problemas de saúde e precisava de descanso.