No entanto, o preço de compra, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de clareza sobre a tecnologia são os principais obstáculos para a adoção no país
Pesquisa da Bain & Company mostra que um quarto dos proprietários de carros no Brasil considera migrar para um veículo elétrico. No entanto, o preço de compra, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de clareza sobre a tecnologia são os principais obstáculos para a adoção desse tipo de veículo no país.
O estudo, realizado em cinco países (Brasil, Canadá, México, Estados Unidos e China), mostra que o Brasil tem a maior taxa de consideração por veículos elétricos entre os participantes. Entre os 42% dos entrevistados que pensam em trocar de carro, 61% consideram adquirir um elétrico. Isso representa cerca de 25% do total de entrevistados.
Os principais motivos que impulsionam a transição para os elétricos são o custo do combustível e o impacto ambiental. O interesse em experimentar novas tecnologias também é um fator relevante no Brasil, citado por 27% dos clientes.
Por outro lado, há uma parcela que ainda hesita em aderir aos veículos elétricos. O preço de compra é o principal obstáculo, apontado por 43% dos respondentes. A indisponibilidade da rede de recarga/carregamento e a falta de clareza sobre a tecnologia são o segundo e terceiro motivos mais citados, com 33% e 28% das menções.
Uma característica identificada pelo levantamento é que os proprietários que já possuem carros mais ecologicamente corretos têm maior probabilidade de considerar a mudança para um veículo elétrico. Embora esse não seja um dos cinco principais atributos levados em consideração na escolha de um automóvel, para aqueles que dão grande importância à sustentabilidade, a probabilidade de considerar um veículo elétrico aumenta de forma significativa.
É importante ressaltar que o preço desempenha um papel crucial nessa equação mesmo dentre aqueles que considerariam a troca para um veículo elétrico. A maioria esmagadora (84%) daqueles que têm esse perfil alega que só pagaria um valor até 20% maior por um elétrico do que o preço de um veículo a combustão da mesma categoria e com as mesmas características, especificações e atributos.