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A irresistível ascensão do boia-fria franqueador

Delfino Golfeto cortou cana-de-açúcar quando criança no interior de SP e hoje comanda a rede de 82 restaurantes Água Doce Sabores do Brasil  

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde estratégias de marketing e inovações tecnológicas dominam as discussões empresariais, há uma história que vale pela autenticidade e batalha. Rede de franquias de restaurante, a Água Doce Sabores do Brasil é liderada pelo CEO Delfino Golfeto, cuja jornada a partir de uma base humilde é marcada por uma visão clara sobre como fazer negócios.

De acordo com dados divulgados em 08 de fevereiro pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Alimentação – Food Service registrou um crescimento de 17,9% em 2023, conquistando o melhor resultado dentre os demais classificados pela entidade. Direcionada para pratos brasileiros, a Água Doce faz parte desse movimento.

Em 2023 a marca atingiu um crescimento de 20% em faturamento e de 5% em novas operações em 2023, correndo por fora dos grandes centros. As duas novas unidades estão em Cuiabá (MT) e Guarapuava (PR).

“Não é algo que você consegue assim, do dia para a noite. O crescimento é, sem dúvida, um marco importante, mas o que realmente chama a atenção é a solidez da rede que o sustenta”, exalta o diretor de franquias Julio Bertolucci, primo do fundador.

Com 82 franquias, a meta para este ano é ampliar a presença pelo país, com implantação de 10 restaurantes, principalmente em municípios com mais de 100 mil habitantes, e aprimorar a presença digital para melhorar a experiência dos clientes. “Em 2024, a empresa almeja incrementar novamente a receita em 20%”, conta Bertolucci.

Liderança com valores fortes

E qual é o segredo para este crescimento acelerado? O fundador não acredita em fórmulas mágicas. Para Golfeto, o segredo reside em dois pilares fundamentais: acreditar em si e abraçar a simplicidade. Sua filosofia é esta: “Seja humilde. Só cresce na vida que sempre esteve aberto para o aprendizado”. E essa crença na basicão permeia cada fibra da cultura da empresa, onde a ostentação e a busca por atalhos não encontram espaço.

Delfino começou sua vida profissional como boia-fria aos 9 anos, trabalhando na lavoura de cana-de-açúcar. Economizando dinheiro, graduou-se em Tecnologia de Açúcar e Álcool, anos depois, obteve uma pós-graduação em Gestão Empresarial. Virou gerente de usinas.

Foi quando decidiu seguir seu coração em direção ao empreendedorismo gastronômico. Seu sonho era criar um ambiente acolhedor que oferecesse excelência no atendimento e celebração da rica diversidade culinária do Brasil.

Em 1990, Delfino teve a ideia de aliar seu conhecimento e a apreciação por cachaças a um restaurante, criando assim a marca Água Doce Sabores do Brasil.

Já em 1993, com os processos e padrões mais maduros, a Água Doce decidiu dar um novo passo e abriu a primeira unidade franqueada. A aceitação do mercado foi evidente, assim, o ritmo de expansão foi acelerado em 1995, atraindo investidores de diferentes partes do Brasil. 

Cultivando um ambiente acolhedor

Para Golfeto, o amor é outra força motriz por trás do sucesso da empresa. Mais do que um sentimento, é uma filosofia que permeia todas as áreas da organização, desde o atendimento ao cliente até a relação com os colaboradores.

O fundador acredita que tratar os clientes e funcionários com respeito, gentileza e empatia cria uma atmosfera única e acolhedora. Essa abordagem humanizada contribui para a fidelização dos clientes e para a construção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

“Nosso atendimento sempre foi focado em olhar para o outro”, afirma Golfeto. “É o mínimo que o ser humano tem que fazer com o outro ser humano. É respeitar, é ser humilde, porque você não leva absolutamente nada dessa vida. Quando você cuida bem do ser humano, Deus te presenteia todos os dias”

Contudo, o CEO deixa claro que empreender não se resume a apenas um sentimento, mas sim a uma combinação de força e ousadia para tomar decisões estratégicas e enfrentar desafios. “Empreendedor tem que ter coragem”, afirma Golfeto. Essa convicção se traduziu em momentos cruciais da história da Água Doce, como a decisão de fechar franquias que não estavam funcionando. “Tivemos a coragem de fazer uma ‘sepsia’ e estávamos dispostos a fechar 50% da rede”, revela ele.

A atitude corajosa, embora difícil, foi essencial para o sucesso da Água Doce. A rede se reestruturou, focou em unidades mais rentáveis e retomou seu crescimento, consolidando-se como uma das maiores empresas de alimentação do Brasil.

Fachada de um dos restaurantes Água Doce Sabores do Brasil


Crescimento sólido e sustentável

Apesar do sucesso, a Água Doce não busca o crescimento acelerado a qualquer custo. A empresa acredita em um crescimento sustentável, com foco na qualidade dos produtos e serviços prestados. “Crescer rápido não é abrir lojas. Crescer rápido é você planejar e olhar com carinho para trás”, explica o diretorJúlio Bertolucci.

Após as novas unidades em Cuiabá e Guarapuava, para 2024 os planos são abrir 10 novos restaurantes, manter o ritmo de crescimento de 20% e aprimorar a presença digital da marca para, daí sim, dar um salto maior. Quando Água Doce atingir 200 unidades e estiver em todas as capitais brasileiras, Delfino considerará a expansão internacional.

Novos horizontes

Para se manter na vanguarda do segmento de food service, a rede implementou diferentes estratégias, sendo uma delas a criação de um modelo de negócio mais enxuto chamado de Água Doce Express.  Segundo o diretor de franquias da rede, a nova operação permitirá atuar em locais menores e de grande circulação, como shopping centers, graças ao formato enxuto e cardápio criado para o público que busca refeições mais rápidas. 

Além disso, Júlio destaca a importância do modelo de negócio para a marca, já que com um formato mais econômico torna possível ao franqueado operar mais de uma unidade. Para este ano, a rede prevê 10 restaurantes Express.

Por meio do delivery, a rede pretende ganhar corpo no digital ancorado na estratégia de marca própria, o que permitiria aos franqueados maximizarem seus faturamentos. Como há espaço, a marca também se prepara para investir em temperos e condimentos de marca própria. A linha contará com molhos, farofas, sal de parrilla, alho e de cebola crispy. Nos restaurantes já são oferecidas cachaças e gin próprias

“Além de oxigenar e proporcionar ao empresário da Água Doce uma via de aumentar as vendas das unidades, a linha de marca própria permitirá o posicionamento da rede no mercado varejista. Dessa forma, além do cliente levar os produtos para casa, após a experiência na unidade ou delivery, o próximo passo é ingressar, a princípio de forma regional, em supermercados e ofertar os itens nas gondolas dos locais”, explica Bertolucci.

Linha de marca própria para temperos e condimentos




Linha do tempo de Delfino e da Água Doce Sabores do Brasil


O início

  • Delfino Golfeto nasce em 1951 em Adamantina (SP).
  • Segundo filho de cinco irmãos.
  • Começou a trabalhar como boia-fria aos 9 anos.
  • Trabalhou em plantações de amendoim, algodão e cana-de-açúcar.


Descobrindo a paixão pela cana-de-açúcar

  • Aos 17 anos, começou a trabalhar em uma usina de álcool.
  • Interessou-se pelo universo da cana-de-açúcar.
  • Em 1973, formou-se em tecnologia de açúcar e álcool.


Empreendedorismo e Água Doce

  • Em 1980, abriu uma cachaçaria na garagem de casa.
  • Em 1990, inaugurou a primeira unidade da Água Doce Sabores do Brasil.
  • Em 1993, a primeira franquia foi aberta em Ourinhos (SP).
  • Em 1999, fez uma pós-graduação em gestão empresarial.


A Água Doce hoje

  • 34 anos de história: a Água Doce se consolida como referência em casual dining brasileiro.
  • 82 restaurantes: presença em diversos estados com pratos típicos, porções generosas, drinques criativos e cachaças selecionadas.
  • Sucesso do escondidinho: Versões tradicional, camarão, frango, bacalhau e vegetarianas.
  • Delfino Golfeto: reconhecimento pela paixão pela cachaça e pelas conquistas da marca.


Reconhecimento e Prêmios

  • 2013: a Água Doce é eleita a Melhor Franqueadora do Brasil pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
  • 2016: a marca entra para o “Hall da Fama” da ABF.


Inovações

  • Água Doce Express: modelo de negócio enxuto para locais menores e de grande circulação.
  • Linha de produtos próprios: temperos, condimentos, cachaças e gin.
  • Expansão para o varejo:permitir que os franqueados maximizem o faturamento com a venda dos produtos.


Próximos desafios

  • A Água Doce busca se manter firme no segmento de Food Service;
  • Aperfeiçoar e reabrir franquias fechadas
  • Instalar Água Doce em todas as capitais do Brasil
  • Chegar a 200 lojas


Informações e valores sobre as franquias

  • Investimento inicial: R$ 594 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Taxa de propaganda: 2%

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