A Covestro atua em cerca de 50 países e emprega quase 18 mil pessoas
A Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) fechou a aquisição da Covestro, uma das maiores fabricantes globais de materiais poliméricos, por mais de US$ 13 bilhões. O movimento é parte da estratégia da Adnoc para se consolidar como uma empresa de energia totalmente integrada, similar a gigantes como ExxonMobil. A Covestro, com sede na Alemanha, atua em cerca de 50 países e emprega quase 18 mil pessoas.
O acordo foi anunciado nesta terça-feira (1º) após mais de um ano de negociações que envolveram discussões sobre preço e a preservação de empregos dos funcionários da Covestro. A Adnoc está pagando 62 euros por ação, o que avalia a Covestro em 11,7 bilhões de euros, tornando essa transação uma das maiores do ano.
Fundada em 1971, a Adnoc é uma das principais produtoras de petróleo e gás do mundo, com operações que incluem refinarias, comércio e distribuição. Recentemente, a empresa tem focado em expandir sua atuação no setor químico como uma nova fonte de receita. No início do ano, a Adnoc adquiriu quase 25% da OMV, acelerando sua expansão nesse segmento. No entanto, sua tentativa de obter o controle da petroquímica brasileira Braskem não avançou.
A Covestro, que foi desmembrada da Bayer em 2015, enfrenta desafios para reverter quedas nas vendas e lucros, causadas por uma demanda enfraquecida e preços mais baixos de seus produtos. No primeiro semestre de 2024, a empresa viu suas vendas caírem 3,5%, para 7,2 bilhões de euros, e registrou prejuízo líquido.