Microflite, Aviair e HeliSpirit terão frotas com zero emissão sobrevoando cidades e atrações naturais a partir de 2026
A Eve Air Mobility anunciou nesta quarta-feira (16), no Singapore Airshow, parcerias para a encomenda de até 90 eVTOLs (do inglês, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical), para o mercado autraliano. As encomendas são da Aviair, da HeliSpirit (50 para ambas) e da Microflite (40). As operações ocorrerão a partir de 2026, quando as primeiras aeronaves de série do “carro voador” começam a ser entregues. Os valores não foram revelados.
A nova parceria vai expandir as frotas da Aviair e da HeliSpirit, que pussuem 50 aviões e helicópteros. As empresas são vencedoras de múltiplos prêmios de operadores que atendem algumas das atrações turísticas mais emblemáticas da Austrália Ocidental, como o Parque Nacional Purnululu, tombado pelo Patrimônio Mundial, e as Cataratas de Mitchell. Já a Microflite opera a maior frota de helicópteros a turbina na região de Victoria, Austrália, com foco em passeios premium, voos fretados, treinamento e serviços de emergência.
O diretor executivo Michael McConachy, destacou que este ano a HeliSpirit, parte do grupo HM Consolidated, completa 20 anos como líder de viagens sustentáveis, entrando para o Hall da Fama do EcoTurismo na Austrália. “Este é um ótimo momento para se comprometer a reduzir significativamente nossa pegada de carbono, operando aeronaves elétricas de emissão zero”, afirma McConachy.
Fundada em outubro de 2020, a Eve é a empresa da Embraer dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). “Nossa parceria abre um importante mercado na Austrália Ocidental, que verá nossas aeronaves servindo a atrações turísticas icônicas do país com voos de emissão zero e baixo ruído”, disse o co-CEO da Eve, Andre Stein.
O entusiasmo com o projeto é promissor. Há potencial até agora para gerar cerca de US$ 5 bilhões, com 1.735 cartas de intenção e 17 prováveis clientes de lançamento. Além da Embraer, são investidores da Eve a Azorra Aviation, BAE Systems, Bradesco, Falko Regional Aircraft, Republic Airways, RollsRoyce e SkyWest.
O que MONEY REPORT publicou