Hub de inovação do Banco Alfa, o Alfa Collab fechou o primeiro acordo de investimento com uma agrofintech, a E-ctare, uma plataforma digital que fornece soluções de crédito ao agricultor e com previsão de atingir até R$ 600 milhões em três anos.
Fundada em 2017, E-ctare é um aplicativo que funciona como carteira digital, o E-ctare Pay. Por seu intermédio, os clientes podem efetuar operações, como a antecipação de recebíveis e cotações. Quando o produtor solicita o crédito, entra diretamente no E-ctare Pay e permite a realização de TEDs ou pagamentos de boletos. Dessa forma, além de empréstimos, a empresa também pode antecipar recebíveis, vender produtos, desburocratizazar processos de produção, estoque e comercialização. A startup atua nos setores do café e leite e, com o Alfa Collab, deve expandir para outras culturas, como soja.
O diretor de Novos Negócios, Francisco Perez, responsável pelo Alfa Collab e ESG, explica que a E-ctare é a primeira empresa do programa a receber um investimento para consolidar os seus negócios. Ele ainda contou que essas operações ocorrem em prol do avanço das soluções pertencentes ao hub, que já conta com 16 empresas.