Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Alubar reposiciona marca para expansão internacional

Rebranding conduzido pelo Gad’ reforça a posição da fabricante brasileira de cabos de energia nos mercados do EUA e Canadá

Forte no segmento de cabos e soluções de alumínio para o mercado latino-americano de transmissão de energia, o Grupo Alubar apresentou o novo posicionamento e identidade visual, que reforça a atuação global da multinacional. O projeto de rebranding é assinado pelo Gad’, consultoria de marca.

Fundada há 27 anos em Barcarena, no Pará, a empresa tem 80% de market share brasileiro de cabos para transmissão de energia e vive um momento de expansão internacional. Com uma segunda planta no Rio Grande do Sul e presente no Canadá e Estados Unidos, a empresa tem por estratégia a consolidação do mercado nacional e a expansão no exterior.

O reposicionamento do Grupo Alubar trouxe a síntese “Nossa natureza é transformar”, que expressa mais do que a nova identidade da empresa, mas também sua visão transformadora levando para o mundo além de soluções em alumínio, também seus processos, pessoas e valores.

“A estratégia foi posicionar a Alubar como uma empresa que tem a vocação de transformar. Seja a matéria-prima em produto, a vida dos colaboradores, das comunidades em que atua e dos mercados, afirmando sua natureza transformadora”, comenta Luciano Deos, CEO do Gad’.

A Alubar se apresenta como uma marca que nasceu na Amazônia, tendo como estratégia de reposicionamento se apoiar na sua natureza – seus valores e origem – para construção de uma marca global. Ter nascido em uma região que é o centro das questões ambientais globais moldou seus valores, trazendo mais eficiência e inovação para seus processos, produtos e relações. Buscando representar visualmente esse movimento de negócio, saem as cores verde e amarelo do logotipo original. “Preservamos a cor institucional, o azul, e a forma triangular. A nova marca lembra a origem do negócio e representa a solidez da Alubar, sua característica inovadora, visionária e parceira”, diz Luciano Deos.

O rebranding da marca Alubar, desenvolvido pelo Gad’ ao longo de um ano, foi apresentado aos colaboradores em São Paulo (SP) esta semana, em um evento que contou com a participação da alta liderança e do Conselho de Administração da empresa. Os colaboradores das unidades fabris do Brasil, Estados Unidos e Canadá acompanharam o lançamento da nova marca em transmissão online. Clientes e acionistas também foram apresentados à nova marca durante as ativações realizadas no torneio de tênis Rio Open 2025, que contou com o patrocínio da Alubar.

“Com a nova marca, nós nos posicionamos como uma empresa que fabrica soluções em alumínio. Queremos mostrar como a nossa origem nos tornou conscientes sobre a relevância do negócio e de nossas responsabilidades e, por isso, promovemos transformação na vida das pessoas”, explica Mônica Alvarez, gerente de comunicação da Alubar Global Management.

Da Amazônia para o mundo

A Alubar iniciou suas operações em 1998, no município de Barcarena, no Pará. Até o ano 2000, eram fabricados apenas vergalhões de alumínio para fins elétricos. A partir de então, a empresa passou a transformar seus próprios vergalhões em cabos elétricos, produtos acabados que poderiam ser vendidos diretamente às empresas dos ramos de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Acompanhando o crescimento do setor elétrico, nos últimos seis anos, a Alubar inaugurou cinco novas unidades em três países. Em 2019, a empresa adquiriu uma fábrica de cabos elétricos em Montenegro (RS) e uma de vergalhões de alumínio em Bécancour, (Quebéc/Canadá). Para acompanhar esse novo posicionamento global, em 2020 foi criado o escritório Alubar Global Management, em São Paulo.

A expansão internacional continuou em 2021, com um escritório comercial em Miami e a aquisição da fábrica de vergalhão de alumínio, a Alubar Metals, no estado do Missouri (EUA). Para aproveitar os investimentos previstos em infraestrutura de energia nos Estados Unidos, essa fábrica também passou a produzir cabos elétricos de alumínio, e a capacidade produtiva pode chegar a 60 mil toneladas de cabos em 2025.

“O espírito de transformação nos trouxe até aqui. E precisamos continuar nos transformando para a empresa continuar no seu ritmo de crescimento”, declara Maurício Gouvea dos Santos, CEO do Grupo Alubar

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *