Voo custaria quase o mesmo que um táxi executivo. Agência mantém consulta setorial até sexta (15) para receber de sugestões
Com entregas previstas para 2026, os veículos voadores elétricos da Embraer estão sob avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar a aviação civil no Brasil. A Anac abriu uma consulta setorial para reunir sugestões que contribuam à regulamentação e certificação dos modelos eVTOLs, os veículos elétricos de pouso de decolagem vertical.
Novidade global, o carro voador da Embraer deve iniciar operações comerciais como táxi aéreo em grandes cidades dentro de dois anos. A companhia espera oferecer viagens de 1 hora com tarifas que custarão algo semelhante ao de um táxi executivo ou serviço por aplicativo – bem menor que o cobrado por viagens de helicópteros.
As corridas estarão disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco (EUA). De início a aeronave deve ser oferecida apenas para empresas aéreo. Só mais tarde seria permitido o emprego privado.
Além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população e diminuir a emissão de poluentes, o eVTOL de projeto brasileiro pode tornar a mobilidade intraurbana mais rápida e eficaz. Há previsão também para voos turísticos, além de clientes potenciais na Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido.
A Embraer já possui quase 3 mil encomendas do modelo EVE-100, da Eve Air Mobility. O eVTOL será fabricado em Taubaté (SP). A consulta setorial da Anac ficará aberta até a próxima sexta-feira (15) e pode ser acessada no site oficial da agência. O objetivo é reunir critérios de aeronavegabilidade que serão estabelecidos para o modelo da Eve.
Ainda não há um regulamento específico para os eVTOLs. Assim, segundo a Anac, os critérios terão como base os requisitos já contidos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC). Datas e prazos para a divulgação de uma regulamentação oficial não foram mencionados.
O que MONEY REPORT publicou:
- Eve e Embraer fabricarão eVTOL em Taubaté (SP)
- Embraer vende jato E195-E2 para Azorra e Avolon
- Embraer promete 100 aviões comerciais por ano
- Embraer fecha contrato de US$ 5 bi com NetJets
- Embraer produzirá Super Tucano em Portugal
- Embraer anunciará produção de Super Tucanos em Portugal
- Brasil assinará 17 acordos com Portugal e Espanha