Taxa de crescimento anual composto do setor tecnológico chegará a 10,12% até 2029, alcançando US$ 5,53 milhões, segundo a Mordor Intelligence
O mercado de Data & Analytics no Brasil tem atraído uma movimentação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e a crescente demanda por insights acionáveis em todas as indústrias. Uma pesquisa da PwC em parceria com a Fundação Dom Cabral mostra que a maturidade das empresas, em relação à transformação digital, é de 3,3 em uma escala que vai de 1 a 6 pontos, o que revela um potencial para evolução do ecossistema de inovação no país.
“Uma das principais formas de ajudar a solucionar os desafios encontrados por diversos setores do mercado é a possibilidade de analisar dados e informações que a empresa já tem em sua base de conhecimento e traduzi-las para insights que podem ser acionados rapidamente, apoiando em tomadas de decisões importantes. Assim, soluções que se apoiem na transformação digital para tornar processos mais ágeis, reduzir custos e eliminar etapas operacionais desnecessárias, por meio da automação têm maiores possibilidades de sucesso perante seus concorrentes”, afirmou Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom.
Dados levantados pela Mordor Intelligence preveem que o mercado brasileiro de Data Analytics deve chegar a US$ 3,41 milhões neste ano e atingir uma taxa de crescimento anual composto de 10,12% até 2029, alcançando US$ 5,53 milhões. O aumento da eficiência dos negócios e o uso expandido de Internet das Coisas (IoT), big data, e análises baseadas em Software-as-a-Service em inúmeras indústrias ligadas ao consumidor final, estão ligadas a essa expansão do mercado de análise de dados.
Para as empresas, é fundamental entender o nível de maturidade em dados, para a partir daí, saber o próximo passo a ser dado na jornada de transformação digital. Diante do primeiro diagnóstico, a organização pode ter uma visão de como está toda a sua operação e de que forma por diminuir desperdícios, tanto de recursos financeiros quanto de mão de obra. “A transformação digital completa do ambiente de operação da empresa é uma consequência da atuação da AMcom, que, com uma visão holística para o segmento em que a companhia atua, pode desenvolver soluções que acabam gerando impacto em toda a cadeia de atuação do cliente dentro daquele segmento”, afirmou o especialista.
Um dos casos mais recentes de atuação da AMcom foi com uma empresa do setor de utilities, líder em seu segmento. A companhia enfrentava desafios na gestão dos dados, que tornava a geração de relatórios um processo trabalhoso e demorado, impactando inclusive na geração de receita pela empresa. A coleta manual de dados e relatórios consumiam cerca de 120 horas por mês por analista, comprometendo a entrega de informações cruciais para o negócio. Ainda havia a questão da inconsistência de dados, que precisavam ser garimpados em diferentes planilhas, o que levava à insegurança e falta de confiabilidade nas informações.
Para eliminar este desafio, uma análise completa foi realizada pela equipe da AMcom, especialista na criação, manutenção e evolução de soluções para transformação digital. Os principais desafios enfrentados pela falta de automação de dados, incluem a falta de governança e segurança das informações. Como a coleta de dados envolve informações sensíveis da empresa e de seus clientes, a falta de uma governança de dados bem estruturada pode acabar levando a vazamentos, perdas e sequestro de dados, gerando prejuízos financeiros e de reputação à marca.
Strey afirma que a coleta manual de dados está suscetível a erros humanos – seja por digitação incorreta, interpretação errônea ou falta de atenção. O processo também é demorado e caro se feito de forma não automatizada, já que profissionais designados para esta função poderiam estar operando em tarefas mais estratégicas para o dia a dia da empresa. O processo de coleta e análise de dados feito de forma manual também acaba não sendo escalável, gerando gargalos operacionais e limitações para fazer a empresa crescer.
Assim, não basta apenas reunir dados, e sim garantir que haja um processo eficiente para que eles sejam visualizados e levem à tomada de decisão de forma mais rápida e assertiva possível para elevar a companhia à liderança em seu segmento de atuação, prevendo cenários e otimizando o fluxo de trabalho. Com a implementação de soluções de Data & Analytics as informações colhidas, de ponta a ponta da operação, são consolidadas e disponibilizadas de forma que somente pessoas autorizadas envolvidos na cadeia operacional consigam acessá-las de forma segura e centralizada.
“Com a implementação dos nossos serviços de Data & Analytics, consolidamos os dados acessados por todos os colaboradores da empresa em um só local, entregando para a empresa a possibilidade de acesso a dados organizados, confiáveis e acionáveis, e colocando-a em uma posição de vantagem para alcançar seus objetivos estratégicos”, explicou . Assim, erros nos dados da empresa foram reduzidos na totalidade a geração de receita e tomada de decisão se tornaram 15 dias dias rápidos, além de outros resultados positivos.