Farmacêutica foi autorizada a produzir simeticona em cápsula gelatinosa e planeja a lançar analgésico a base ibuprofeno e antitérmicos com dipirona e paracetamol
A MCG Farmacêutica, unidade do grupo MCG Indústrias inaugurada em 2022, obteve nesta semana o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para medicamentos em cápsulas gelatinosas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento representa o início oficial da produção de medicamentos pela empresa.
Após dois anos de esforços para atender às exigências regulatórias, a MCG se tornou o primeiro laboratório em mais de 30 anos a ser autorizado a fabricar neste formato no estado de São Paulo . A empresa inicia sua produção com a simeticona em cápsula gelatinosa mole, que alivia pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O passo seguinte será a introdução do analgésico ibuprofeno nas dosagens 400mg e 600mg. A MCG já conta com certificação para antitérmicos líquidos a base de dipirona e paracetamol, que estão em fase de testes.
Com capacidade de produção de 7 milhões de unidades mensais, a MCG fechou parcerias com fornecedores de Israel, Índia e China para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes e acessíveis. “Estamos preparados para atender às necessidades do mercado com medicamentos de alta qualidade e contribuir para o avanço da indústria farmacêutica nacional e global”, afirma Marcelo Sáfadi, CEO da farmacêutica.
Desde sua fundação em 2011, o grupo investe na produção de suplementos alimentares e cosméticos. Com um investimento de R$ 250 milhões, a nova planta para genéricos em São José dos Campos (SP) possui mais 3 mil metros quadrados.